Indeferido
O deputado federal Rubens Moreira Mendes havia recorrido de sua condenação com embargos declaratórios no Tribunal de Justiça. O parlamentar teve os direitos políticos suspensos no processo 0145102.72.1997.822-0001 e após a públicação da sentença apresentou embargos declaratórios, que foram não providos por unanimidade na sessão do Tribunal de Justiça na última terça-feira, 10. Com isso o parlamentar ainda está fora do páreo em 2014, quando disputaria a reeleição. O parlamentar espera conseguir reverter essa situação em Brasília.
Falando em TJ
O Tribunal de Justiça está na fase final do concurso para magistrados, no dia 07 de maio serão realizadas as provas orais, mas esse certame apresentou uma curiosidade. Logo após a publicação do edital, os desembargadores foram se dando por impedidos para compor a comissão organizadora do concurso, isso por que se inscreveram assessores, ex-assessores, filhos e conhecidos. Para manter a lisura e evitar problemas, eles se deram por impedidos. O único apto a integrar e presidir a comissão foi o desembargador Péricles Moreira Chagas, que aceitou o trabalho, mas impôs algumas condições.
Terceirização
A comissão foi composta pelo desembargador e por magistrados de Porto Velho. Para se resguardar, Moreira Chagas exigiu que o certame fosse realizado por uma instituição renomada nacionalmente e foi contratada a PUC do Paraná, que ministrou as provas escritas. Aprovados os candidatos na primeira e segunda fase, acontece no dia 7 de maio a última etapa. As provas orais serão divididas em oito disciplinas e para cada uma virão acadêmicos com doutorado da PUC do PR. E para ajudar na avaliação, magistrados de outros estados estarão em Porto Velho. A ideia, de acordo com o desembargador Moreira Chagas, é ter toda a lisura, para evitar problemas e desconfianças.
Movimento
Com a definição da candidatura do Partido dos Trabalhadores pelo nome de Fátima Cleide, a legenda se volta agora para articulações. O PT não quer e não pode perder a prefeitura de Porto Velho. Nas últimas eleições a companheirada perdeu importantes espaços e o comando da Capital é vital para a sobrevivência do partido em Rondônia. E agora falta definir um vice para compor a chapa com a ex-senadora. Um nome que começa a tomar corpo é o do advogado Orestes Muniz, que comanda a OAB como eminência parda e já descartou a possibilidade de ser prefeito. Mas vice...
Tranquilidade
Uma aliança Fátima/Orestes seria boa para ambos. Orestes quer tranquilidade e a vice-prefeitura seria um sossego, já que o foco estaria em Fátima. Além disso o PMDB já se convenceu que não tem nome para encabeçar uma chapa e com o PT eles já se entendem. A companheirada na verdade não tem muita escolha, ou vai de PMDB, PDT ou PSB. O pedetista Acir Gurgacz sempre flertou com o PT e já caminhou junto em eleições passadas. O PT foi vice de Acir em Ji-Paraná na malfadada administração Acir/Nico.
Já o PSB
Pretende lançar Mauro Nazif e ele só desiste dessa ideia se a oferta for muito, mas muito atraente. Mauro é um nome bem conhecido do eleitorado, tem a simpatia dos servidores públicos e de quebra não tem nada a perder. Não vai querer conversa com os tucanos por que teve uma experiência complicada na última eleição, quando a turma da pombinha dormiu vice de Expedito e amanheceu coligada com o PT.
Portanto
Os petistas são quem estão na situação mais complicada, daí se deduz que a melhor alternativa, senão a única, ainda é o PMDB. Evidente que deve surgir balões de ensaio e bois de piranha nesse processo, mas no final a dobradinha PT/PMDB deverá ser mantida, até por uma questão de sobrevivência de ambas legendas no comando de Porto Velho. Sós, eles não chegam a lugar algum e indiscutivelmente o nome de peso dentro do PMDB ainda é o de Orestes. Isso só não deve ser bom para a população de Porto Velho.
Começou
Conforme adiantamos na última coluna, o governador Confúcio Moura assinou na manhã desta quarta-feira o decreto que dá início a transposição dos servidores que foram contratados pelo Estado até 1991 para os quadros da União. O evento foi na Sesdec e em seguida Confúcio embarcou para Brasília, onde pretende resolver de uma vez por todas essa situação, que não foi definida por causa do corpo mole do governo federal.
Guerrilha
Falamos recentemente sobre a violência que assola a região da grande Ariquemes e nesta terça-feira, 10, foi registrado mais uma morte próximo a Jacinopolis. Foi encontrado o corpo de Renato Nathan Gonçalves Pereira, de 28 anos, conhecido na região como “professor”. Ele era um dos líderes do grupo que se autodenomina “Liga dos Camponeses Pobres” - LCP, que atua na região utlizando táticas de guerrilha e com extrema violência em suas ações.
22
Este é o número de mortes registradas este ano na região de Buritis, que engloba Jacinopolis e União Bandeirantes. De acordo com informações da polícia, cerca de 80% desses homicídios tem alguma relação com a LCP. O grupo age há muitos anos no interior de Rondônia. Já teve um grande foco em Ouro Preto do Oeste e depois migrou para a região de Buritis, devido a falta de policiamento. Diversas lideranças e integrantes já foram presos, mas eles adotam doutrinas utilizadas por movimentos de esquerda radicais, como as FARC na Colômbia. O movimento encontra simpatizantes na Universidade Federal de Rondônia e setores da igreja Católica.
Propaganda
Os policiais se dirigiram até a casa da vítima, cerca de 6 quilômetros de Jacinopolis e encontraram no local material didático com instruções de táticas de guerrilha, um uniforme da Força Aérea Americana e outro do exército boliviano, além de panfletos e outros impressos com textos e frases que incitam a invasão de terras.
Desigualdade
O Brasil rural é extremamente desigual e isso não é novidade para ninguém. Em Rondônia existem latifúndios imensos e muitos deles foram adquiridos na “mão grande”. A luta pela terra já deixou um saldo de centenas de mortos e conflitos históricos, banhados em sangue foram registrados por essas bandas, como a fazenda Santa Júlia, que após anos de luta se transformou no que hoje é a Linha Triunfo e onde dezenas de camponeses foram mortos por jagunços e a Santa Elina, que ficou marcada como palco da maior chacina envolvendo camponeses e policiais no Norte, o caso Corumbiara. Na Santa Júlia a própria época não permitia grande publicidade, afinal era o fim do período da ditadura no Brasil e a imprensa não teve acesso a muita coisa. Já Corumbiara sabe-se que existiam armas no local, nas mãos de pessoas que se diziam “camponeses”.
Fechando
Os remanescentes desses conflitos já foram assentados, mas o problema continua por que a demanda é imensa e muitos latifúndios continuam. Agora pegar em armas nunca foi solução para resolver esse tipo de situação. Nos últimos anos investigações do Congresso e Polícia Federal revelaram atos de vandalismo no campo, grupos radicais que pregam a violência exatamente para criar fatos e a invasão aleatória, pessoas que fazem da luta pela terra, um ganha pão, uma profissão, criando uma verdadeira indústria da ilegalidade. E pelo que estamos percebendo, com a morte desse “professor” muito em breve teremos mais cadáveres, desta vez do outro lado.
Fale conosco
Para entrar em contato com a coluna você pode enviar um email para alan.alex@gmail.com nos encontrar no Facebook.com/painel.politico, no Twitter @painelpolitico e ainda pelo endereço www.painelpolitico.com - Também pelos telefones (69) 9248-8911 e (69) 3219-3474.
RDD
Fernandinho Beira-Mar que cumpre sentença no presídio federal em Porto Velho havia pedido ao Superior Tribunal de Justiça sua saída do Regime Disciplinar Diferenciado (RDD) e teve o pedido negado. A defesa de Beira-Mar alega que ele estaria sofrendo constrangimento ilegal praticado pelo Tribunal Regional Federal da 1ª Região (TRF1), que negou habeas corpus e manteve a ordem para que cumprisse suas penas em regime disciplinar diferenciado, pelo prazo de 120 dias. A defesa sustenta ainda, segundo o STJ, que não houve fundamentação adequada na decisão que incluiu o preso nesse tipo de regime. A liminar pedia a transferência imediata de Beira-Mar para o regime prisional comum. Segundo o STJ, o desembargador levou em consideração informações de que, mesmo preso, o traficante planejava a execução de agentes penitenciários federais e arquitetava a própria fuga. As informações são do G1.
Anencefalia
Marco Aurélio Mello, Carmén Lúcia, Ricardo Lewandoski, Joaquim Barbosa, Luiz Fux e Rosa Weber são os ministros que votaram favoráveis a autorização de aborto de anencéfalos (fetos com má formação cerebral) nesta quarta-feira, 10, no Supremo Tribunal Federal (STF). O tema é polêmico pois envolve questões religiosas e direitos humanos. O julgamento foi suspenso e será retomado nesta quinta-feira, a partir das 14 horas. A tendência é o STF manter a descriminização desse tipo de aborto.
Raio X dental pode causar câncer, diz estudo
No mais amplo estudo do gênero, uma pesquisa realizada por especialistas do Brigham and Women’s Hospital (BWH), hospital universitário de Harvard; da Escola de Medicina de Yale, da Universidade de Duke, da Universidade da Califórnia e da Faculdade de Medicina Baylor encontraram uma correlação entre frequentes raios X dentários e o desenvolvimento de meningioma, um tumor nas meninges causado pela exposição a radição ionizante. A conclusão está na edição de hoje da revista especializada “Cancer”. — As descobertas sugerem que raios X dentários feitos em grande quantidade quando a pessoa é jovem podem estar associados ao risco de desenvolvimento deste tipo comum de tumor cerebral — diz a neurocirurgiã Elizabeth Claus, do BWH e de Yale. Nos Estados Unidos, os meningiomas representam 33% dos tumores cerebrais primários. Mais comuns em mulheres, eles costumam ser benignos, mas, dependendo de seu tamanho, desenvolvimento e localização, trazem riscos como o de haver uma deterioração mental semelhante à demência. De acordo com o estudo, a Associação Dental Americana enfatiza que os dentistas devem pesar os riscos e os benefícios antes de submeter seus pacientes a exames de raio X, e que eles não devem ser pedidos a pacientes saudáveis a intervalos predefinidos.