Painel político (Roubando a história)– Alan Alex
Foto: Divulgação
Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.
Peças furtadas
O Rondoniaovivo publicou hoje uma extensa reportagem sobre o furto de peças do Museu da Estrada de Ferro Madeira Mamoré que estão guardadas em um galpão da Marinha. Vale ressaltar que a responsabilidade sobre o material cabe exclusivamente à prefeitura, e a prova disso é um documento assinado pelo prefeito.
Madeira Mamoré
No documento, a prefeitura se compromete a contratar vigilância e acomodar as peças de forma que não se deteriorem. Não é o que está acontecendo. Além de peças furtadas, as que restaram estão completamente desprotegidas, em uma clara falta de responsabilidade do poder municipal para com a memória da Capital e do próprio Estado. Livros, peças enferrujadas, móveis quebrados e mofados. Assim se encontra o patrimônio histórico de Rondônia.
Falta de respeito
A prefeitura não cumpriu com seu papel, que é o de salvaguardar o patrimônio histórico, demonstrando falta de sensibilidade, responsabilidade e principalmente respeito para com esta e futuras gerações de rondonienses e rondonianos. O dinheiro gasto com bobagens, como as gramas de Jair Ramires, teriam servido para armazenar nossa história. O prefeito Roberto Sobrinho deveria ser preso por crime de responsabilidade, mas sabemos que isso não vai acontecer.
Prevendo o futuro
Infelizmente ele não deverá nem responder processo por causa disso. Vai ficar aquele jogo de empurra entre prefeitura, IPHAN, Marinha, Fundação Iaripuna e quem mais estiver enrolado nessa conversa.
Falta fiscalizalição
O IPHAN e o Ministério Público Federal deveriam estar acompanhando esse caso há mais tempo, inclusive com visitas periódicas, verificando o inventário, conferindo o armazenamento das peças. Elas já sofriam no museu, imagine em um galpão sem as mínimas condições de armazenamento. E são peças que além deum valor histórico inestimável, são insubstituíveis e essa prefeitura não vai querer pagar um trabalho de restauração, até porque ela não consegue restaurar nem as ruas, que dirá peças históricas. Lamentável.
Polícia Federal
O Rondoniaovivo encaminhou cópias do inventário para a Polícia Federal e para o Ministério Público Federal. Agora é torcer para que alguém seja responsabilizado de verdade. Se não for preso, que pelo menos seja processado e multado. Por mais que isso não traga o patrimônio de volta.
Depois que a coluna revelou, com exclusividade que Carlos Eduardo Ferreira seria candidato a deputado estadual, a Polícia Civil pegou fogo. Agentes, delegados da Capital e interior, além de vários amigos e simpatizantes ficaram felizes com a decisão. Mas, teve gente que não digeriu bem esse projeto. Como não dá para agradar a todos....
Incêndio
Guajará Mirim está em polvorosa. A população, de uns tempos para cá, passou a reclamar da área de saúde. Isso gerou reflexos imediatos na Câmara de Vereadores. Na sessão de ontem (09), os vereadores fizeram pesadas críticas ao prefeito Atalíbio e ao secretário de saúde Clézer Lobato. A pressão está grande e Clézer deverá ser substituído muito em breve.
Lenha na fogueira
E para piorar ainda mais a situação, nesta quarta-feira o deputado estadual Miguel Sena, em entrevista a Rádio Educadora AM, de Guajará Mirim, disse que a culpa é mesmo do secretário e que ele (Miguel) nunca concordou com a indicação do mesmo. Declarou ainda que vai se reunir com o prefeito para exigir mudanças imediatas.
Extintor com gasolina
Os apresentadores do programa de rádio aproveitaram para colocar mais combustível na discussão e insistiam para que Miguel declarasse quais seriam os outros nomes que o deputado discordava. Esse ponto Sena preferiu deixar passar.
Mas...
O problema de Guajará Mirim não está no secretariado, e sim na falta de recursos e incompetência administrativa de Atalíbio. Sem fazer força, o prefeito conseguiu perder 15 programas sociais, bancados pelo Governo Federal que estavam implantados e funcionavam. Não cumpriu a promessa de limpar as ruas da cidade, tampouco criar os 2 mil empregos, prometidos durante a campanha eleitoral. Se não mudar a forma de administrar,pode trocar quantos secretários quiser, os problemas vão continuar.
Ainda Guajará
O ex-vereador e ex-presidente da Câmara de Guajará Mirim, Wanderley Brito também foi contemplado com o prêmio Mérito Legislador 2008. Como estava impossibilitado de ir a Capital Federal, o senador Expedito Júnior o representou. Brito foi autor de um projeto que trata de atendimento de oftalmologia e otorrino para inicio letivo nas escolas publicas do municipio. Esse motivo, segundo o vereador, leva muitas crianças a reprovarem por terem essas deficiencias.
Kazan senador?
O empresário Kazan Roriz foi visto reunido com o irmão do deputado federal Mauro Nazif, Gilson Nazif em Porto Velho. Gilson é emissário de Mauro e nos bastidores comenta-se que o PSB está seriamente inclinado a lançar Kazan para disputar o Senado. O empresário, que é proprietário da Fox Pneus, não nega e nem confirma. Se ele realmente entrar na disputa, o clima pode esquentar. Voltaremos a falar sobre esse assunto.
Falando nisso
Kazan é o que tentou comprar a mansão de Sidney Gonçalves, aquele da Signo Factoring. Sidney deu ré no negócio e Kazan botou a boca no trombone, afirmando que Gonçalves não cumpre acordos. Sidney Gonçalves na verdade se chama José Caleide, mudou de nome para fugir de uma acusação de homicídio, mas isso é uma outra história.
Secretarias
Porto Velho tem a Secretaria Municipal de Transportes e Trânsito – SEMTRAN. Teoricamente é o órgão responsável pela sinalização, aumento no preço das passagens de ônibus e outros. Não funciona. Sequer consegue sincronizar os semáforos da Capital. Colocação de placas indicativas então, nem pensar. Também não sabe nada de engenharia de tráfego. A titular é Fernanda Moreira da Silva. Quem é mesmo Fernanda Moreira da Silva?
Luto
Os servidores da saúde que estão em greve passaram a noite velando um caixão em frente ao Pronto Socorro João Paulo II. Escrito no caixão estava “aqui jaz a consciência de Ivo Cassol”. De grevista mesmo nao chegavam a 10. O restante eram curiosos.
De outro lado
Ivo Cassol conseguiu a aprovação, por parte da Assembléia, para contratar emergencialmente 44 enfermeiros e 125 técnicos. O governador adiantou que não vai negociar com os grevistas. Ele disse que o movimento é “politiqueiro”. A queda de braço vai ser grande, mas o italiano já venceu outros páreos mais duros. Com o aval da ALE para contratar emergencialmente, os grevistas vão ter muito tempo para velar outros caixões. A queda de braço deve durar mais alguns dias.
Eu Sou o Lento – Parte II
Para comprovar a lentidão da atual administração municipal, basta olhar um release enviado pela assessoria, “Até esta sexta, serão entregues 43 mil uniformes escolares”. Pois bem. Já estamos em junho. Não preciso comentar mais nada né?
Para descontrair
* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!