FUTEBOL: Família de Endrick sofre racismo após jogo do pré-olímpico

Jogador brasileiro chegou a compartilhar o vídeo nas redes sociais, mas apagou pouco depois; CBF se pronunciou sobre o caso

FUTEBOL: Família de Endrick sofre racismo após jogo do pré-olímpico

Foto: Joilson Marconne/CBF

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

A família do jogador Endrick foi vítima de ataques racistas na noite de quinta-feira (8/2) após a partida entre Brasil e Venezuela no campeonato Pré-Olímpico de futebol, da qual a seleção canarinha saiu vitoriosa por 2X1 e manteve o sonho da classificação para Paris-2024 vivo. O jogo ocorreu no país vizinho.
 
O jogador postou um vídeo, que posteriormente foi apagado, que mostra a família dele acompanhando o jogo das arquibancadas e, em certo momento, é possível ouvir termos racistas direcionados ao pai do atleta, Douglas Ramos. Os agressores também fizeram gestos de macaco.
 
Na postagem feita por Endrick, ele chegou a pedir desculpas ao pai e ao padrinho pelo "momento". "Infelizmente aconteceu com a minha família e amigos, mas Deus sabe de todas as coisas", e marcou a Conmebol na postagem. O vídeo foi apagado pelo jogador, mas viralizou nas redes sociais.
 
Em nota publicada nas redes sociais, a Confederação Brasileira de Futebol (CBF), repudiou os atos.
 
 
Veja a íntegra da nota:
 
A CBF repudia os atos de racismo cometidos contra familiares do jogador Endrick ocorridos na noite dessa quinta-feira no Estádio Brígido Iriarte, em Caracas, durante e após o jogo em que a Seleção Brasileira Pré-Olímpica venceu a Venezuela por 2 a 1.
 
As manifestações de criminosos com camisas da seleção adversária eram dirigidas notadamente ao pai de Endrick, Douglas Ramos. Eles faziam gestos imitando macacos.
 
Tão logo informado sobre o episódio, o chefe da delegação da Seleção Brasileira na Venezuela, Daniel Vasconcelos, em nome do presidente da CBF, Ednaldo Rodrigues, se solidarizou com o atleta e seus familiares.
 
A CBF foi a primeira entidade nacional de futebol do mundo a adotar no Regulamento Geral de Competições a possibilidade de punir esportivamente um clube em caso de racismo. A novidade foi incluída no RGC de 2023.
 
Desde 2022, a CBF faz uma série de campanhas de combate ao racismo no futebol. E conta com um Grupo de Trabalho que discute de forma permanente o assunto.
Direito ao esquecimento

A política de comentários em notícias do site da Rondoniaovivo.com valoriza os assinantes do jornal, que podem fazer comentários sobre todos os temas em todos os links.

Caso você já seja nosso assinante Clique aqui para fazer o login, para que você possa comentar em qualquer conteúdo. Se ainda não é nosso assinante Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Você é a favor do fim da escala 6x1?
Como você avalia o atendimento da Azul Linhas Aéreas em Rondônia?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS