Ferroviários pedem tombamento de 366 km da EFMM

Pedido se encontra no Ministério da Cultura, onde segue em análise dos funcionários

Ferroviários pedem tombamento de 366 km da EFMM

Foto: Divulgação

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

A Associação dos Ferroviários da Estrada de Ferro Madeira-Mamoré, a pedido do vice-presidente George Telles, enviou ao gabinete do presidente Michel Temer, um pedido para o tombamento de 366 quilômetros da Estrada de Ferro. Atualmente apenas 8 quilômetros da estrada foi tombado. A associação defende o tombamento de Porto Velho até o final da ferrovia, no antigo prédio da estação ferroviária de Guajará-Mirim.

A resposta do pedido, endereçada ao vice-presidente da associação, foi encaminhada via e-mail, no documento é atestado o recebimento do pedido no gabinete pessoal do presidente da República. O pedido se encontra no Ministério da Cultura, onde segue em análise dos funcionários.

 

História

No inicio do século 20, a construção da E.F.M.M.foi retomada e a ferrovia ficou com o empresário Percival Farquhar, que executou o projeto através da concessão feita pelo governo brasileiro à empresa Madeira-Mamoré Railway. Mas foi a empresa May, Jekyll & Randolph, que ficou encarregada pela construção da E.F.M.M. As obras foram retomadas no ano de 1907 e finalizadas em 30 de abril de 1912, data que marcou a fundação da cidade de Guajará-Mirim (RO), onde está localizada a última estação da linha, hoje prédio do museu da cidade.

A Associação solicitou através de ofício ao prefeito Hildon Chaves uma proposta de projeto de lei para a criação de uma Secretaria do Patrimônio Histírico Municipal para o avanço da EFMM. Respeitando a portaria 231/2007 e decreto lei 25/37 que define o complexo ferroviário pelo Iphan nacional. O vice-presidente George Telles alerta que trabalhando dentro da legalidade terá o patrimônio revitalizado e restaurado na Amazônia.

A Associação dos Ferroviários Madeira-Mamoré entrou em contato com o senador Acir Gurgacz (PDT), para o mesmo dar um posicionamento no Plenário do Senado.

Direito ao esquecimento

A política de comentários em notícias do site da Rondoniaovivo.com valoriza os assinantes do jornal, que podem fazer comentários sobre todos os temas em todos os links.

Caso você já seja nosso assinante Clique aqui para fazer o login, para que você possa comentar em qualquer conteúdo. Se ainda não é nosso assinante Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Na sua opinião, qual companhia aérea que atende Rondônia presta o pior serviço?
Você ainda lê jornal impresso?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS