Após quase uma semana sem ter o lixo hospitalar recolhido das principais unidades de saúde pertencentes ao Governo do Estado de Rondônia, a Secretaria Estadual de Saúde decidiu prorrogar o contrato da empresa que prestava o serviço.
O contrato garante mais 180 dias ininterruptos para o recolhimento e descarte devido do lixo de grandes complexos hospitalares como Cosme e Damião e Hospital de Base.
De acordo com Iuri Faria, diretor comercial da empresa prestadora do serviço, a coleta do lixo hospitalar reiniciou durante a noite desta última quinta-feira (27). Os hospitais chegaram a suspender internações e cirurgias por conta desse problema.
O CREMERO havia realizado uma inspeção no complexo hospitalar estadual em Porto Velho e garantiu que acionaria o Ministério Público caso a situação não fosse resolvida, até uma intervenção médica chegou a ser cogitada.
A SESAU/RO
Em nota, a assessoria da secretaria estadual de saúde afirmou que tomou todas as medidas para solucionar o problema. Confira:
A empresa de serviço de coleta do lixo hospitalar, que atende as unidades de saúde do estado, voltou a realizar os serviços desde ontem a noite (26) em todas as unidades.
A mesma foi notificada da requisição administrativa pelo Governo de Rondônia para continuar prestando o serviço e restabelecer a coleta, devido à empresa se recusar a assinar o aditivo de prorrogação do contrato.
A Secretaria de Estado da Saúde (Sesau) adotou todas as medidas cabíveis para a regularização do serviço, inclusive abertura de contratação licitatória e emergencial em andamento.
Veja vídeo: