Acir solicita mais Varas da Infância e Juventude para Rondônia

Após anúncio da pesquisa "Justiça Infanto-Juvenil: situação atual e critérios de aprimoramento", divulgada nesta terça-feira (22/06), pelo Conselho Nacional de Justiça-CNJ, o senador Acir Gurgacz (PDT-RO) solicitou que sejam implantadas mais varas da Infâ

Acir solicita mais Varas da Infância e Juventude para Rondônia

Foto: Divulgação

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

Após anúncio da pesquisa "Justiça Infanto-Juvenil: situação atual e critérios de aprimoramento", divulgada nesta terça-feira (22/06), pelo Conselho Nacional de Justiça-CNJ, o senador Acir Gurgacz (PDT-RO) solicitou que sejam implantadas mais varas da Infância e Juventude na região Norte, em especial Rondônia, que necessita de uma atenção especial no desenvolvimento de políticas públicas para o sistema de justiça infanto-juvenil.
“A pesquisa demonstrou que 54,3% das comarcas judiciais nessa região apresentam altos índices de vulnerabilidade social e carência de equipes interdisciplinares”, afirmou Acir Gurgacz.
Segundo o parlamentar, Rondônia e Tocantins são os Estados que menos têm varas especializadas em infância e juventude. “Através desse estudo o CNJ conseguiu analisar as carências da região Norte. Agora, esperamos que esses problemas sejam sancionados imediatamente, e que aumente o número de juízes”, finalizou.
A pesquisa
O estudo realizado pelo CNJ, em parceria com o Instituto de Pesquisas Econômicas Aplicada (Ipea), servirá de parâmetro para os investimentos e políticas públicas do Judiciário voltados ao tema.
Foi comprovado também na pesquisa que a região Nordeste precisa de investimentos para melhorar a atuação das varas de infância e juventude. Maranhão, Piauí, Pernambuco e Bahia apresentam os maiores índices de vulnerabilidade social e de violência contra crianças e adolescentes.
Segundo dados da pesquisa, as varas que têm as piores situações quanto à disponibilidade de gabinete de atendimentos para crianças e adolescentes são Alagoas, Piauí, Paraíba, Pará, Espírito Santo, Goiás, Rondônia, Tocantins e Mato Grosso do Sul, sendo que esses Estados são os que apresentam maiores índices de vulnarabilidade/violação de direitos.
As regiões Centro-Oeste, Sudeste e Sul apresentam boas estruturas, equipes interdisciplinares e de atendimento. O único Estado do Centro-Oeste que precisa de um maior cuidado é Goiás, por não contar com varas especializadas.
A pesquisa analisou 85 varas de todos os Estados e avaliou critérios como vulnerabilidade social das crianças e adolescentes dos locais pesquisados; estrutura das varas; equipes interdisciplinares – com médicos, psicólogos e assistentes sociais – e o perfil judicial das varas com dados sobre a execução do processo relativo a crianças e adolescentes. Os dados foram colhidos em 2008 e 2009 com todos os juízes de varas com competência para julgar processos de crianças e adolescentes.
Direito ao esquecimento

A política de comentários em notícias do site da Rondoniaovivo.com valoriza os assinantes do jornal, que podem fazer comentários sobre todos os temas em todos os links.

Caso você já seja nosso assinante Clique aqui para fazer o login, para que você possa comentar em qualquer conteúdo. Se ainda não é nosso assinante Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Na sua opinião, qual companhia aérea que atende Rondônia presta o pior serviço?
Você ainda lê jornal impresso?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS