FECHOU AS PORTAS: Estudante denuncia negligência e demora em emissão de diploma pela FATEC

Mesmo com processo na Justiça, todos os representantes se esquivam da responsabilidade

FECHOU AS PORTAS: Estudante denuncia negligência e demora em emissão de diploma pela FATEC

Foto: Reprodução internet

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

  • Reação
  • Reação
  • Reação
  • Reação
  • Reação
  • Reação
2 pessoas reagiram a isso.

Rondoniaovivo ouviu nesta sexta-feira (9) Carmem Moriobo, egressa de Faculdade Ciências Contábeis da de Ciências Administrativas e de Tecnologia (Fatec) em Porto Velho (RO). Ela concluiu a graduação em Ciências Contábeis em 2019, mas nunca recebeu seu diploma nem colou grau. “Já entrei com mandado de segurança, mas eles sequer respondem”, disse. 



A Fatec encerrou as atividades na capital, mas de acordo com o Cadastro Nacional de Cursos e Instituições de Educação Superior (e-MEC) a instituição não consta como extinta - tendo sido recredenciada em 2020. Em 2021, Fatec alterou sua denominação e tornou-se Centro Universitário Rio Madeira (Unirio). Em junho de 2023, a instituição mudou o nome para Faculdade Abranges e em julho para Faculdade Uniabrange. 



Conforme registrou Rondoniaovivo, centenas de ex-alunos da Fatec relatam não conseguem obter histórico escolar e diploma de conclusão de curso. A falta de documentação prejudica  a continuidade dos estudos e participação em concursos públicos, já que outras instituições reconhecidas pelo Ministério da Educação (MEC) exigem a apresentação dos documentos.



Carmem se qualificou no exame do Conselho Regional de Contabilidade, mas não consegue dar continuidade ao processo pela falta da documentação. “O CRC exige o diploma. A faculdade não existe mais. Em 2019 falaram que a documentação precisava ser aprovada em Brasília. Passou a pandemia e os alunos nunca tiveram resposta. Não respondem ligações ou e-mails, nem na Justiça respondem”, relatou. 



Segundo a Portaria nº 315/2018 do Ministério da Educação, que estipula regras sobre supervisão e acervo acadêmico, instituições de ensino superior são obrigadas a manter os documentos escolares em segurança. Quando uma instituição encerra suas atividades — seja voluntariamente ou por penalidade do MEC — ela é obrigada a transferir a responsabilidade pela guarda desses documentos para outra instituição ou para sua mantenedora.



No caso da Fatec, o acervo acadêmico foi descartado num terreno baldio na Zona Sul de Porto Velho. Moradores dos arredores da Rua Cardeal, localizada no Bairro Caladinho, relataram ao jornal que as monografias foram descartadas no local de forma que não fosse possível identificar o responsável.
 


A ausência de representantes jurídicos da antiga mantenedora tem dificultado qualquer tentativa de regularização da situação. O Rondoniaovivo tenta contato com os representantes da antiga faculdade.

Direito ao esquecimento

Os comentários são responsabilidades de seus autores via perfil do Facebook. Não reflete necessariamente a opinião do Rondoniaovivo.com
Você acha que o Brasil vai ser hexa nesta Copa do Mundo?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS