A atividade foi realizada na Unidade Integrada de Segurança Pública, localizada na Zona Leste de Porto Velho
Foto: Divulgação
Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.
O Ministério Público de Rondônia está auxiliando na capacitação de policiais militares que atuarão no programa Patrulha Maria da Penha, recentemente instituído na Capital pela Polícia Militar, por meio do 5º Batalhão. Com a criação do projeto, a PM pretende prestar um tratamento diferenciado e humanizado às mulheres vítimas de violência doméstica e familiar.
Na última terça-feira (16/05), o Promotor de Justiça de Combate à Violência Doméstica, Héverton Alves de Aguiar, ministrou palestra a um grupo de policiais militares, como parte do Programa de Instrução da Patrulha Maria da Penha. A atividade foi realizada na Unidade Integrada de Segurança Pública, localizada na Zona Leste de Porto Velho.
Na palestra, o Integrante do MP fez um apanhado sobre a Lei Maria da Penha, abordando aspectos gerais da violência de gênero, a escalada de violência contra as mulheres e detalhou como o policial deve acolher a vítima de violência de gênero, destacando a necessidade de escutá-la, estabelecendo uma relação de confiança.
Na ocasião, o Promotor de Justiça elogiou a ideia da Patrulha, ao mencionar que o programa prevê rondas policiais periódicas às residências de mulheres em situação de violência doméstica e familiar, com o objetivo de verificar o cumprimento de medidas protetivas de urgência, aplicadas após a notícia de agressão sofrida pela vítima.
* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!