MPF busca parceria com cônsul da Polônia para ajudar Cinta Larga

MPF busca parceria com cônsul da Polônia para ajudar Cinta Larga

MPF busca parceria com cônsul da Polônia para ajudar Cinta Larga

Foto: Divulgação

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

Na terça-feira, 25, a cônsul e embaixatriz da Polônia no Brasil, Katarzyna Anna Braiter, esteve na sede do Ministério Público Federal (MPF) em Porto Velho, em uma reunião com objetivo de conhecer a situação dos indígenas de Rondônia. Recebida pelo procurador da República Reginaldo Trindade, a cônsul ouviu relatos sobre a situação do povo Cinta Larga e disse que irá repassar o caso à União Europeia e a outras representações internacionais, com o objetivo de ajudar os indígenas.

A cônsul recebeu um dossiê que condensa grande parte do que o MPF tem feito para minimizar os problemas enfrentados pelos indígenas: recomendações, ações civis e manifestações públicas, entre outros documentos. Reginaldo Trindade falou à cônsul sobre outras iniciativas do MPF, como visitas de autoridades e da imprensa à aldeia Roosevelt em 2013 e 2015 (eventos chamados de Caravana da Esperança) e a criação do grupo Clamor (Cinta Larga: Amigos em Movimento pelo Resgate), formado pela sociedade civil para ajudar aquele povo indígena.

Na reunião, o procurador ressaltou que é muito grave a situação do povo Cinta Larga, pois as aldeias têm pouco mais de dois mil índios que estão quase sofrendo a extinção da cultura e da própria etnia devido a muitos acontecimentos que vieram depois da exploração ilegal de diamantes nas suas terras.
 
A embaixatriz disse que esteve acompanhando, no Mato Grosso do Sul, uma delegação de quatro representantes da União Europeia (Polônia, Holanda, Bélgica e União Europeia), que teve como objetivo buscar parcerias para ajudar os indígenas. Ela explicou que o mesmo pode ser feito em Rondônia. Para isso, a cônsul se colocou à disposição para promover uma reunião com toda a representação da Polônia e também outras representações internacionais em Brasília, bem como a participar de visitação à terra indígena, nos moldes dos eventos já realizados – a Caravana da Esperança.
Direito ao esquecimento
Os comentários são responsabilidades de seus autores via perfil do Facebook. Não reflete necessariamente a opinião do Rondoniaovivo.com
Você acredita que o Código Penal e a Lei de Execução Penal devem ser endurecidos?
Quem tem sua preferência em uma possível candidatura para o Senado Federal?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS