Município realiza primeiro procedimento de captação de órgãos para transplante

Município realiza primeiro procedimento de captação de órgãos para transplante

Município realiza primeiro procedimento de captação de órgãos para transplante

Foto: Divulgação

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

 Na última semana, dois pacientes foram diagnosticados com morte encefálica (ME) no Hospital Regional de Cacoal. Em um dos casos, a família autorizou a doação dos órgãos e, assim, no dia 13 de fevereiro, aconteceu em Cacoal a primeira cirurgia de captação de órgãos para transplante em Rondônia de 2016.

O serviço de captação de órgãos no município teve início em setembro de 2013. Dos 19 pacientes com ME comprovados desde então, houve 12 recusas por parte da família e apenas sete doações foram feitas. “Nós já tivemos, neste ano de 2016, dois casos diagnosticados em Cacoal e em um deles a família autorizou a doação de órgãos. Precisamos que a família, apesar da dor, entenda a importância de permitir a doação e contribuir para que outras pessoas tenham condições melhores de vida”, explicou o médico Alber Pessoa de Figueiredo.

Foram captados os rins do paciente, que no mesmo dia foram transportados para Porto Velho e foram transplantados em dois pacientes, um de Vilhena e outro da capital. “Rondônia já evoluiu e muito na captação e transplantes de órgãos. Até 2011, esse serviço não existia no estado. Começamos fazendo as cirurgias de captação e depois começamos a transplantar os órgãos aqui mesmo em Rondônia”, ressaltou o médico Alessandro Prudente.

APOIO

Para o sucesso das cirurgias de captação de órgãos no interior do estado, quem também tem sido fundamental no processo é o Corpo de Bombeiros de Rondônia. São as aeronaves da corporação que fazem o transporte dos médicos para os municípios onde os órgãos serão captados e que, posteriormente, transportam os órgãos para Porto Velho, onde são feitos os transplantes.

No último sábado, o tenente Cordeiro e a capitã Cristina, do Corpo de Bombeiros de Rondônia, pilotaram o avião monomotor da corporação para o sucesso dos procedimentos. Por volta das 8h30 da manhã, eles aterrissaram em Cacoal trazendo os médicos e a equipe que fariam a cirurgia de captação de órgãos e, antes das 14 horas, decolaram com destino à Porto Velho, levando de volta a equipe e transportando os órgãos, que foram transplantados ainda no mesmo dia.

“Sem o apoio do Corpo de Bombeiros de Rondônia nós não teríamos o mesmo sucesso. Este trabalho é feito com muita dedicação e os bombeiros tem sempre feito a sua parte e contribuído com este serviço”, destacou o médico Alessandro Prudente.

Direito ao esquecimento
Os comentários são responsabilidades de seus autores via perfil do Facebook. Não reflete necessariamente a opinião do Rondoniaovivo.com
Você acredita que o Código Penal e a Lei de Execução Penal devem ser endurecidos?
Quem tem sua preferência em uma possível candidatura para o Senado Federal?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS