Escândalos e traições no PT são denunciados

Escândalos e traições no PT são denunciados contra Roberto Sobrinho

Escândalos e traições no PT são denunciados

Foto: Divulgação

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

São 178 páginas, onde são enumerados nove condutas “indevidas” de Sobrinho e de seus “chegados”, onde constam dentre elas desde o abandono das campanhas petistas, nas eleições de 2006, 2010 e 2012; o apoio à candidaturas de fora do PT; o suposto favorecimento no contrato com a empresa Marquise, até desencadear com a Operação Vórtice, que afastou o ex-prefeito do cargo e prendeu secretários e outros assessores de sua confiança.
Recheada de acusações, escândalos, denúncias de supostas falcatruas e de traições, a representação é uma aposta da ala que quer a expulsão de Sobrinho do PT, de que seu desejo seja realizado.
É bom registrar que a Executiva Estadual do PT é comandada pela atual prefeita de Jaru, Sônia Cordeiro, tendo como vice-presidente o deputado estadual Claudio Carvalho, que foi secretário na gestão de Sobrinho e que teve muita gente lotada em seu gabinete votando favorável ao ex-prefeito, na municipal.
As acusações contra Roberto Sobrinho
Eleições 2006 – Petistas acusam o ex-prefeito de ter abandonado o partido nas eleições de 2006, quando a ex-senadora Fátima Cleide se lançou ao Governo, na disputa com Ivo Cassol, que foi reeleito à época. A acusação é de que Sobrinho, temendo uma eventual eleição de Fátima ao Governo, o que inviabilizaria o projeto pessoal de ser candidato ao Palácio Presidente Vargas. Ele ainda é acusado de boicotar a candidatura à reeleição de Eduardo Valverde a deputado federal.
Demissão de secretários – Roberto também é acusado de proteger pessoas suspeitas de irregularidades em sua gestão. O PT teria insistido para a demissão de Jair Ramires da Semusb, mas Sobrinho ignorou.
Os desmandos na Emdur, comandada por Mário Sérgio, também teria sido ignorados pelo ex-prefeito. Os petistas, inclusive, acusam que a Emdur teria se transformado num vertedouro de dinheiro público sem controle
Eleições 2010 – Segundo os petistas, Roberto Sobrinho repete 2006 e não faz campanha para o PT na capital. Os candidatos, Valverde ao Governo e Fátima ao Senado, são abandonados no processo eleitoral. Isso teria ocorrido porque Roberto tentou fazer sua chapa de candidato ao Governo por fora do PT, com Raupp e Marinha. Nessa negociação por fora, Roberto entregava a prefeitura ao PMDB e sacrificava os espaços políticos do PT em Brasília sem qualquer conversa (ou estratégia política coletiva) com a direção do Partido. Apenas seu interesse pessoal norteava a negociação.
Como não conseguiu, centra seu esforço político na eleição de uma bancada de deputados vinculados a ele mesmo. Os candidatos do PMDB massacram o PT em votos na capital governada pelo PT, sem terem contribuído com nada significativo em 6 anos.
Nesse trecho da ação, uma revelação: Na semana de seu acidente, Valverde conversou com várias pessoas revelando estar disposto a ter uma conversa com Roberto Sobrinho mostrando toda a sua mágoa frente ao abandono a que foi submetido na campanha e falar duramente sobre política partidária para o futuro.
Envolvimento com a Marquise – Roberto Sobrinho e o seu secretário de Administração, Joelcimar Sampaio, também do PT, são acusados de desfrutarem de nove dias gratuitos num hotel de luxo em Fortaleza, pertencente ao grupo Marquise, o mesmo que ganhou a concessão de coleta de lixo na capital, pelos próximos 20 anos, a um custo de R$ 339 milhões, cujo contrato foi anulado em dezembro do ano passado, pelo Tribunal de Contas do Estado.
Empresa privada em casa e uso do cargo público – Outra acusação de Roberto feriu o código de ética do PT é de que ele, enquanto prefeito, criou uma empresa privada em sua residência, estabelecendo sublocação de equipamentos para uma das usinas do Madeira. A suspeição é de que a prefeitura deveria fiscalizar e estabelecer as compensações sociais e ambientais com o consórcio construtor.
“O Partido dos Trabalhadores elegeu Roberto Sobrinho, professor e servidor público, para ser prefeito e zelar pelo bem comum e não para constituir empresa, garantir contratos e ganhar dinheiro com o cargo de prefeito”, diz a ação.
Eleições 2012 - Derrotado duas vezes pela militância de base nas prévias internas do PT, Roberto Sobrinho não participa (mais uma vez) da campanha pela sucessão do PT na capital do Estado. O resultado foi o 5º lugar de Fátima Cleide na disputa da prefeitura.
Neste item, os petistas acusam Miriam Saldaña, Chefe de Gabinete e Secretária de Obras, de não ter feito campanha para o PT.
Não cumpriu obrigações financeiras com o PT – Roberto Sobrinho, pasmem, é acusado de não ter cumprido com suas obrigações financeiras com o partido. O PT desconta de seus filiados e ocupantes de cargos públicos um percentual sobre os salários, que Sobrinho deixou de contribuir e não teria estimulado seu grupo a também contribuir.
Perseguição a militantes – Petistas acusam Miriam Saldaña e Roberto Sobrinho de promoverem perseguições políticas a militantes petistas na administração que não aceitaram a imposição de voto e apoio à candidatura oficial do Prefeito nas prévias internas.
Operações Vórtice e Endemias – As operações que culminaram com o afastamento de Roberto Sobrinho do cargo e a prisão de seus secretários, foi a gota d’água. Os petistas não engolem o fato de, mesmo após a prisão, Miriam Saldaña ter sido inocentada pela Executiva Municipal, que arquivou a representação para a instalação de uma Comissão de ética.
Direito ao esquecimento

A política de comentários em notícias do site da Rondoniaovivo.com valoriza os assinantes do jornal, que podem fazer comentários sobre todos os temas em todos os links.

Caso você já seja nosso assinante Clique aqui para fazer o login, para que você possa comentar em qualquer conteúdo. Se ainda não é nosso assinante Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Na sua opinião, qual companhia aérea que atende Rondônia presta o pior serviço?
Você ainda lê jornal impresso?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS