Confúcio acompanha Temer em vistoria a Operação Ágata 3 em Rondônia

Além da atuação das forças militares na repressão ao crime nas regiões de fronteira ele destacou também a importância do trabalho cívico e social que vem sendo realizado nestes locais. O governador, Confúcio Moura também destacou a importância da ação nes

Confúcio acompanha Temer em vistoria a Operação Ágata 3 em Rondônia

Foto: Divulgação

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

Em visita ao município de Costa Marque, na fronteira do Brasil com a Bolívia, na manhã de terça-feira (6), o vice-presidente Michel Temer acompanhado do governador Confúcio Moura, do ministro da Defesa, Celso Amorim, do ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo, da prefeita de Costa Marques, Jaqueline Ferreira Costa e de uma comitiva de oficiais do Exército considerou os resultados preliminares da operação Ágata 3 positivos.
Além da atuação das forças militares na repressão ao crime nas regiões de fronteira ele destacou também a importância do trabalho cívico e social que vem sendo realizado nestes locais. O governador, Confúcio Moura também destacou a importância da ação nesta parte do país e classificou como de fundamental importância para a região de Rondônia e inclusive no combate direto aos cartéis de cocaína existentes nesta extensão do estado com o país boliviano.
Temer, Celso Amorim e Confúcio Moura visitaram o centro de operações da Operação Agata no Comando Militar do Oeste (CMO), onde assistiram uma explanação a respeito do Real Forte Príncipe da Beira construído em 1776, no reinado de Dom José de Portugal, que tinha por objetivo resguardar o território brasileiro das invasões espanholas. Temer afirmou ainda que mesmo após o encerramento da Ágata 3, as fronteiras do estado continuarão a ter atenção redobrada, através da continuidade da Operação Sentinela, realizada pelas policias Federal (PF) e Rodoviária Federal (PRF) junto com as unidades de segurança locais (PM e DOF, entre outros).
O vice-presidente garantiu ainda a continuidade dos planos de investimento na melhoria da segurança na região fronteiriça. “A fronteira estará permanentemente protegida pelas forças armadas e por todos os organismos de segurança”, assegurou. Já o ministro da Defesa, Celso Amorim, comentou que a cada operação novas lições são aprendidas e que a coordenação conjunta das forças militares é aprimorada. Os dados coletados na Ágata 3, por exemplo, ele disse que vão servir de parâmetro para ações posteriores.
Ágata3
A ação militar teve início no dia 22 de novembro e visa combater o contrabando e o tráfico de drogas na fronteira no Brasil com Bolívia, Paraguai e Peru. A operação faz parte do Plano Estratégico de Fronteiras, lançado pelo governo federal em junho deste ano. Além de Exército, Marinha e Aeronáutica, fazem parte da Ágata III as receitas estaduais e federais, Agencia Brasileira de Inteligência (Abin), Polícia Federal, Polícia Civil, Polícia Militar, Ibama, Funai, Receita Federal e Secretaria Nacional de Segurança Pública
A visita a Costa Marques teve um atraso em função do tempo nublado na manhã de terça-feira (6), o que impossibilitou o pouso das aeronaves no horário previsto que era às 08h30, o que ocorreu somente as 09h24. Ao final do evento, Temer juntamente como o governador, Confúcio Moura e comitiva assistiram a apresentação de estudantes do município, que cantaram o hino de Costa Marques. Em seguida concedeu entrevista a imprensa e seguiu para Ribeirão Preto, no interior de São Paulo.
Ainda acompanharam a comitiva do vice-presidente Temer, o ministro da Secretaria de Assuntos Estratégicos (SAE) da Presidência da República, Wellington Moreira Franco,o comandante de Operações Navais, almirante de esquadra Fernando Eduardo Studart Wiemer; o comandante do Exército, general de Exército Enzo Martins Peri; o chefe do Estado-Maior Conjunto das Forças Armadas, general de Exército José Carlos e Nardi; o comandante-geral de operações aéreas, tenente-brigadeiro do ar Gilberto Antonio Saboya Bunier, o chefe do Preparo e Emprego do Ministério da Defesa, general de Exército João Carlos Vilela Morgero; o comandante de operações terrestres, general de Exército Américo Salvador de Oliveira, o secretário de Política, Estratégia e Assuntos Internacionais do Ministério da Defesa, tenente-brigadeiro do Ar Marco Aurélio Gonçalves Mendes; o secretário de Ensino, Logística, Mobilização, Ciência e Tecnologia do Ministério da Defesa, almirante de esquadra Gilberto Max Roffé Hirschfeld, o comandante militar do Oeste,  general de Exército João Francisco Ferreira, o comandante militar da Amazônia, general de Exército Eduardo Dias da Costa Villas Boas, e outras.
Direito ao esquecimento

A política de comentários em notícias do site da Rondoniaovivo.com valoriza os assinantes do jornal, que podem fazer comentários sobre todos os temas em todos os links.

Caso você já seja nosso assinante Clique aqui para fazer o login, para que você possa comentar em qualquer conteúdo. Se ainda não é nosso assinante Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Na sua opinião, qual companhia aérea que atende Rondônia presta o pior serviço?
Você ainda lê jornal impresso?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS