Mais de mil jovens devem ser atendidos pelo ProJovem Adolescente em Porto Velho
Foto: Divulgação
Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.
![]() |
Centros
As zonas norte e oeste são atendidas pelo Centro Elizabeth Paranhos, que tem em sua abrangência 17 bairros da capital. Na zona sul, funciona o Centro Dona Cotinha que atende famílias de 22 bairros. Na zona leste foram instalados três centros: o Irmã Dorothy, responsável pelo atendimento de 12 bairros; o Betinho (nove bairros) e o Paulo Freire (124 bairros). Segundo a secretária, as famílias beneficiárias do Bolsa Família com adolescentes inscritos no ProJovem Adolescente têm direito a um complemento na renda que varia de R$ 30 a R$ 35 por inscrito.
Nos centros são ministrados treinamentos, oficinas e atividades socioculturais como hip-hop, rock, samba, dança, música, esporte, lazer, teatro, cinema e orientações sobre cidadania. “O grande diferencial desse segmento do programa é que, ao contrário do ProJovem Nacional, ele não trabalha só a educação, e sim, orienta esses jovens para as práticas da boa convivência em família e na sociedade, além de prepará-lo para o mercado de trabalho”, disse.
As atividades são desenvolvidas nos turnos da manhã e tarde e o segmento é um dos quatro eixos do Programa Nacional de Inclusão de Jovens, o ProJovem Nacional, lançado em setembro de 2007 pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva. As demais modalidades são o ProJovem Urbano, o ProJovem Campo e o ProJovem Trabalhador.
Primeira turma
Por ser um programa de transferência de renda, Benedita Nascimento enfatizou que por meio dele, a prefeitura de Porto Velho busca fortalecer a família, os vínculos familiares e sociais. Daí a importância de garantir a qualidade do serviço e assegurar as condições adequadas para sua implantação.
“É importante esclarecer que todas essas atividades devem ser ofertadas no território de abrangência dos centros. O trabalho com famílias dos jovens será de responsabilidade dos técnicos dos centros de referências, assim como o acompanhamento de famílias em descumprimento das condicionalidades do Programa Bolsa Família”, afirmou.
De acordo com o cronograma da Secretaria Municipal de Assistência Social, a primeira turma do ProJovem Adolescente, em Porto Velho, deve ser formada em dezembro quando da conclusão dos cursos e treinamentos que são ministrados em dois ciclos. O primeiro é voltado às ações administrativas e o segundo a formação escolar e preparação profissional. As atividades retornam esta semana.
* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!