MP realiza 1ª reunião técnica em Espigão do Oeste com órgãos públicos para recuperar mata ciliar do rio Palmeira

MP realiza 1ª reunião técnica em Espigão do Oeste com órgãos públicos para recuperar mata ciliar do rio Palmeira

MP realiza 1ª reunião técnica em Espigão do Oeste com órgãos públicos para recuperar mata ciliar do rio Palmeira

Foto: Divulgação

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

A 2ª Promotoria de Justiça de Espigão do Oeste, sob a coordenação do Promotor de Justiça Glauco Maldonado Martins, promoveu na quarta-feira (10/2), no auditório do Ministério Público no município, a primeira reunião técnica para a elaboração de um 'Projeto de Recuperação da Margem Ciliar do Rio Palmeira', que contou com a participação de representantes do Sipam, da Emater, da Sedam, da Prefeitura de Espigão, CAERD, da CPRM, do Idaron, da Embrapa, da Polícia Militar e Tribunal de Contas do Estado (TCE).
 
“A primeira Reunião Técnica é o marco inicial deste importante projeto, que pretende revitalizar o principal rio abastecedor de água do município de Espigão do Oeste”, ressaltou o Promotor de Justiça Glauco Maldonado. Como resultado, a reunião propôs ações específicas para diversos órgãos participantes. Em breve, outras reuniões técnicas serão realizadas e, em seguida, a sociedade será convidada a participar de audiências públicas para tratar do tema.
O Ministério Público ressalta que o sucesso do projeto dependerá da participação de órgãos governamentais, associações não-governamentais, proprietários rurais, empresas privadas e cidadãos, razão pela qual será importante o envolvimento do Poder Público e da coletividade no dever de proteger o meio ambiente, notadamente a mata ciliar do Rio Palmeira, conforme determina o art. 225 da Constituição Federal.  
 
Ao longo do processo de ocupação da região de Espigão do Oeste-RO, a vegetação natural acabou sendo substituída pela agricultura e por pastagens para fim de criação de gado. Esta substituição ocorreu de forma tão intensa em algumas regiões, que nem mesmo as matas ciliares foram poupadas. As matas ciliares do rio têm uma função importante de proteção do próprio rio, da fauna e da flora. Como consequência natural do dano ambiental e o reflexo da retirada indiscriminada da vegetação, o comportamento hidrológico do Rio Palmeira está alterado, particularmente nos meses de 'vazante', quando a quantidade de água disponível fica próxima de não atender mais a necessidade de abastecimento de água da cidade.
Direito ao esquecimento
Os comentários são responsabilidades de seus autores via perfil do Facebook. Não reflete necessariamente a opinião do Rondoniaovivo.com
Você acredita que o Código Penal e a Lei de Execução Penal devem ser endurecidos?
Quem tem sua preferência em uma possível candidatura para o Senado Federal?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS