Expedito Júnior contempla procuradores de Estado na PEC do adicional por tempo de serviço

Expedito Júnior contempla procuradores de Estado na PEC do adicional por tempo de serviço

Expedito Júnior contempla procuradores de Estado na PEC do adicional por tempo de serviço

Foto: Divulgação

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

O senador Expedito Júnior (PR/RO) defende que procuradores de Estado de todo o país passem a receber o adicional por tempo de serviço como componente da remuneração, e que essa parcela não seja computada para efeito do limite remuneratório do setor público, a exemplo do que já acontece com as verbas de caráter indenizatório. O parlamentar apresentou emenda à Proposta de Emenda à Constituição (PEC) nº 21/08, que altera o artigo 135 da Constituição Federal. Hoje pela manhã, o senador recebeu dirigentes da Associação Nacional dos Procuradores de Estado, que explicaram a importância de serem contemplados na PEC.
Essa PEC pretende que os juízes e os procuradores do Ministério Público recebam o adicional por tempo de serviço, limitado ao máximo de 35% sobre o salário. A matéria tramita na Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania do Senado, e tem como relator o senador Valdir Raupp (PMDB/RO). O relatório é favorável ao projeto, mas a emenda ainda não foi apreciada.

 

Pela PEC, esses adicionais seriam incorporados e pagos à razão de, no mínimo, um qüinqüênio por ano e até o máximo de sete qüinqüênios a partir de 1º de janeiro de 2010. Esses adicionais e as “parcelas de caráter indenizatório” não seriam computados no cálculo do limite de salário do funcionalismo brasileiro - no caso, trata-se do salário de ministro do Supremo Tribunal Federal, fixado hoje em R$ 24.500,00.  A emenda de Expedito estende também o benefício aos inativos e pensionistas da categoria.  

“Nada mais justo essa PEC contemplar também os procuradores de Estado, uma vez que os regimes jurídicos desta carreira seguem os mesmos critérios da Magistratura e do Ministério Público. Espero que o relator emita parecer favorável a minha emenda. Não faz sentido que eles fiquem de fora”, disse Expedito Júnior.
A emenda trata de um universo bastante amplo, pois contempla inúmeras Procuradorias e Advocacias, existentes na Administração Direta, Indireta e Fundacional nos três níveis federativos, assim como as Defensorias Públicas organizadas pela União, pelos Estados-membros e pelo Distrito Federal.
O autor da PEC é o senador Álvaro Dias (PSDB/PR). O parlamentar pondera que as reformas administrativa e previdenciária de 1998 (Emendas Constitucionais 19 e 20), ao instituírem o salário em parcela única no serviço público, acabaram afetando algumas categorias.
Direito ao esquecimento

A política de comentários em notícias do site da Rondoniaovivo.com valoriza os assinantes do jornal, que podem fazer comentários sobre todos os temas em todos os links.

Caso você já seja nosso assinante Clique aqui para fazer o login, para que você possa comentar em qualquer conteúdo. Se ainda não é nosso assinante Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Na sua opinião, qual companhia aérea que atende Rondônia presta o pior serviço?
Você ainda lê jornal impresso?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS