Países vizinhos ficam em estado de alerta com a crise na Bolívia

Países vizinhos ficam em estado de alerta com a crise na Bolívia

Países vizinhos ficam em estado de alerta com a crise na Bolívia

Foto: Divulgação

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

* O presidente Luiz Inácio Lula da Silva disse que o pedido de renúncia do presidente da Bolívia, Carlos Mesa, entregue nesta segunda-feira ao Congresso boliviano, não preocupa somente ao Brasil, mas a todos os países da região. A informação foi dada pelo assessor para Assuntos Internacionais da Presidência da República, Marco Aurélio Garcia. Carlos Mesa estava há 17 meses na Presidência da Bolívia.

*De acordo com Marco Aurélio Garcia, ontem à noite, o governo brasileiro tomou conhecimento da situação no país vizinho, e o assunto foi levado imediatamente ao presidente Lula. "Informei ao presidente o que ocorreu para que ele tivesse um quadro mais completo da situação", afirmou Garcia.

*Segundo Garcia, diante do pedido de renúncia de Carlos Mesa, ocorreram várias manifestações na Bolívia, o que preocupa a todos os países da região. "Isso suscitou uma inquietação muito grande quanto à desestabilização do governo boliviano", ressaltou o assessor especial da Presidência.

*Ele considerou preocupantes os riscos de desestabilização do governo boliviano, com o qual os demais países da região têm relações cordiais e disse que já conversou sobre a crise com autoridades da Argentina e do Uruguai. "Eu conversei com o vice-chanceler argentino e com o chanceler uruguaio, e decidimos desencadear uma série de ações no sentido de ajudar a Bolívia a voltar à normalidade. Isso com respeito à determinação do povo boliviano", informou Garcia.

*"Estamos preocupados com a evolução da crise boliviana, com o respeito que nós temos, no tratamento desse problema, pelo povo boliviano e com respeito às instituições do país", ressaltou o assessor internacional da Presidência da República.

*Ele destacou que a solidariedade do Brasil diante da crise boliviana é uma posição que o governo Lula adotou quando ocorreram outros problemas na região. "Nós sempre procuramos pautar a nossa conduta pelo respeito às instituições e pelo fato de que esses problemas deveriam ser resolvidos estritamente nos quadros constitucionais e legais, e não simplesmente pela pressão das ruas, ainda que a pressão das ruas seja respeitada", acrescentou.

*Marco Aurélio Garcia lembrou que o Brasil mantém, hoje, acordos de cooperação com a Bolívia, na área de infra-estrutura e nos setores de gás, energia e mineral. "Esses acordos são importantes para que a Bolívia possa vir a alcançar um patamar novo no seu desenvolvimento econômico e social", concluiu.

*SAIBA MAIS>/b>:

*Entenda a crise política e as pressões sociais na BolíviaClique aqui

Direito ao esquecimento

A política de comentários em notícias do site da Rondoniaovivo.com valoriza os assinantes do jornal, que podem fazer comentários sobre todos os temas em todos os links.

Caso você já seja nosso assinante Clique aqui para fazer o login, para que você possa comentar em qualquer conteúdo. Se ainda não é nosso assinante Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Na sua opinião, qual companhia aérea que atende Rondônia presta o pior serviço?
Você ainda lê jornal impresso?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS