ESPAÇO ABERTO: População já pode garantir antecipação de vacinação e dormir mais sossegada

ESPAÇO ABERTO: População já pode garantir antecipação de vacinação e dormir mais sossegada

Foto: Divulgação

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

VACINA
 
A Prefeitura de Porto Velho realiza, nesta sexta-feira e sábado (22 e 23), uma grande mobilização nas unidades de saúde da capital para aplicar vacinas contra a Covid-19.
 
ANTECIPAÇÃO
 
Quem já tomou a 1ª dose não precisa mais esperar muito tempo. Com menos de um mês já é possível completar o esquema vacinação, afirma a titular da Secretaria Municipal de Saúde (Semusa), Eliana Pasini.
 
PREVENÇÃO
 
A antecipação do tempo para a aplicação da 2ª dose amplia o contingente dos que ficam aptos para completar o ciclo vacinal. A prefeitura tem se preocupado em consolidar a imunização o mais rápido possível.
 
QUEDA
 
A diminuição drástica no número de ocorrências, inclusive de óbitos, é resultado da campanha de imunização. Isso é muito óbvio, embora ainda exista gente desinformada que não leva a sério a imunização.
 
SERIEDADE
 
Diferente do que já foi pregado por políticos ignorantes, Porto Velho e Rondônia, felizmente, estão isentos dessa insensatez. Tanto Hildon Chaves quanto Marcos Rocha sempre se mostraram apoiadores da vacinação em massa.
 
FACILIDADES
 
Ambos os gestores, cada um no seu estilo, sempre apoiaram logísticas e ações que pudessem permitir acesso total da população aos imunizantes.
 
INSUCESSO
 
Os tropeços que houveram, tanto para Hildon como Rocha, na tentativa de adquirir vacinas o quanto antes também afetaram diversos gestores em outros estados. 
 
INSUCESSO 2
 
Não me parece que eles tenham agido de má fé. Na verdade, houve mais uma decepção pública pelos equívocos ocorridos, involuntários a ambos, do que efetivamente prejuízo financeiro aos cofres públicos.
 
DECEPÇÃO
 
Como era uma questão grave de saúde pública, claro que muita gente se decepcionou diante da expectativa que havia surgido em relação a aquisição de vacinas.
 
DECEPÇÃO 2
 
A maioria dos aborrecidos era tudo gente que estava apavorada com o momento crítico da pandemia e que não via a hora de vacinar. Não conheço uma pessoa sensata que não tenha ficado angustiada com a demora de chegada das vacinas.
 
CONSTATAÇÃO
 
Um estudo da Internacional Data Corporation (IDC), revela que no ano passado foram vendidos 801,5 milhões de aparelhos “smart home” no mundo e a expectativa é de que a cada ano esse número aumente.
 
CONSTATAÇÃO 2
 
Produtos como: sensores de presença, controle de iluminação, áudio e vídeo, portão, câmeras e uma série de equipamentos podem ser controlados a distância através do celular ou computador.
 
VARIEDADE
 
Há diferentes modelos, com faixas variáveis de preço e que podem ser adquiridos pela internet. Sistemas de automação estão cada vez mais acessíveis se tornando aliados também para economizar na conta de luz.
 
POR AQUI
 
A tendência mundial também está sendo adotada por rondonieneses como o técnico em radiologia, Rezende Silva, que reduziu 20% do valor da conta de energia com ajuda de tecnologia.
 
AQUISIÇÃO
 
No fim do ano passado, ele investiu em produtos de automação residencial para tornar sua casa inteligente e evitar o desperdício de energia. Rezende afirma que o investimento valeu a pena, pois ele conseguiu economizar energia e ainda reduzir os impactos ambientais.
 
TELEFONE
 
Ele monitora a casa e controla tudo através do smartphone. Outras mudanças que fez foram a aquisição de lâmpadas de LED, evitar o chuveiro elétrico, manter a temperatura do ar condicionado sempre em 24º e pequenas adaptações na estrutura da residência.
 
INTERNO
 
A estrutura e decoração dos ambientes também contribuem para sensação térmica mais agradável. Essa é uma das formas encontradas por arquitetos e engenheiros para reduzir o consumo de energia e ainda garantir o conforto dos lares.
 
COMPROVAÇÃO
 
Variáveis como temperatura, umidade, ventilação e radiação solar são pontos fundamentais que podem influenciar nos ambientes.
 
PROFISSIONAL
 
O arquiteto Fabiano Medeiros, que atua na coordenação de facilities da Energisa em Rondônia, explica que a posição da casa no terreno e a cor do ambiente influenciam também no quanto os eletrodomésticos, como ar condicionado, serão mais utilizados ou não.
 
DICA
 
Janelas posicionadas em áreas com maior circulação de ventos deixam a casa mais arejadas e, consequentemente, o calor é menor. Assim como pintar as paredes da casa e o telhado de branco, pois as cores claras além de refletirem melhor a luz natural, reduzem o consumo de iluminação artificial.
 
USP
 
Estudos do Instituto de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo comprovam que tintas brancas absorvem apenas 20% do calor enquanto as escuras chegam a absorver 98%, ampliando a temperatura do ambiente.
 
SUFOCO
 
Isso é a mais pura verdade. Morei em uma casa com parede de concreto verde onde batia o sol, e é impressionante o efeito do calor. O quarto no final do dia parecia uma sauna.
 
REFRESCO
 
Para aliviar o consumo de energia, a vegetação é uma grande aliada. Árvores, jardim de inverno ou vertical ajudam a umidificar o ambiente, fazem sombra que refrescam e ainda deixam a casa mais bonita.
Direito ao esquecimento

A política de comentários em notícias do site da Rondoniaovivo.com valoriza os assinantes do jornal, que podem fazer comentários sobre todos os temas em todos os links.

Caso você já seja nosso assinante Clique aqui para fazer o login, para que você possa comentar em qualquer conteúdo. Se ainda não é nosso assinante Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Na sua opinião, qual companhia aérea que atende Rondônia presta o pior serviço?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS