Desde o ano passado artistas plásticosdo Estado se reúnem em uma oficina temática promovida pela secretaria dos Esportes, da Cultura e do Lazer (Secel) por meio da Casa da Cultura Ivan Marrocos, para discutir, conceber, construir e montar as obras que serão expostas na tradicional exposição, “Coletiva de Maio”, realizada em homenagem ao dia nacional do artista plástico, comemorado no dia 8 de maio.
A cada exposição os artistas retratam através de seus trabalhos, as riquezas do Estado de Rondônia. Este ano o tema escolhido foi um dos principais cartões postais do Estado, “O Rio Madeira”.
O diretor da Casa da Cultura, Geraldo Cruz, afirma que o projeto é abrangente. “Além de contribuirmos para a valorização do artista plástico, estaremos democratizando a arte e oportunizando a comunidade momentos de lazer cultural, possibilitando a todos os visitantes a experimentação do fazer artístico”, destacou Geraldo Cruz.
Oficina
A oficina terá início na próxima sexta-feira (27) e vai até o dia 4 de maio. As inscrições podem ser feitas na Casa da Cultura, durante o horário comercial. Embora o tema seja “O Rio Madeira”, na oficina não cabe ao artista subir o barranco e buscar inspiração em terra firme, mas ater-se ao rio enquanto elemento de pesquisa e fonte de inspiração. Suas canoas, barcos, troncos, pranchas de lavar roupa, ouro, ilhas, espelho d’água, banzeiro, correnteza, peixes, botos, enfim, tudo que diz respeito ao rio, inclusive as usinas que estão sendo construídas. Um tema inspirador e ao mesmo tempo intrigante, sugerido pelos próprios artistas.