PORTOAGRO - Reunião define participação dos órgãos do governo
Foto: Divulgação
Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.
Em reunião preparatória para a 1ª Feira de Negócios e Tecnologias Rurais Sustentáveis de Porto Velho (Portoagro), realizada segunda-feira
(21), na sede da Secretaria de Estado da Agricultura (Seagri), técnicos de vários órgãos do Governo e da prefeitura da Capital discutiram todos os assuntos pendentes do evento e definiram a localização e a estratégia de exposição e atendimento de cada um nas instalações do Parque dos Tanques. O evento será realizado de quinta-feira (24) a domingo (27).
Coordenada pelo técnico José Paulo Gonçalez, a reunião serviu para apresentar aos representantes dos 15 órgãos do Governo envolvidos com a realização da Portoagro, um panorama de dos pavilhões de exposição e de toda a área destinada a shows e rodeio, assim como da estrutura que caberá a cada órgão, que terá a responsabilidade pela ornamentação, mobiliário e todo material expositivo.
A preocupação do secretário Evandro Padovani, titular da Seagri, é que os órgãos e parceiros envolvidos com o evento usufruam do espaço e apresente à comunidade o resultado dos esforços do Governo em direção ao desenvolvimento. Ele citou os variados programas do governo para apoiar e fomentar a agricultura familiar, distribuindo insumos como calcário, e financiando com taxa de juros simbólica, pelo Banco do Povo, a compra de sementes e implementos agrícolas.
Além do programa de distribuição de calcário que vai entregar 52 mil toneladas em todos os municípios do Estado, o secretário lembrou a iniciativa do Governo de estimular a utilização de área degradadas (capoeiras) para produção de alimentos e pastagens, tão essenciais no atual ciclo econômico do País, que distingue Rondônia no cenário de crise, mantendo seu crescimento com influência decisiva na produção e exportação de carne. “O resultado desse esforço do Governo é que queremos e vamos mostrar à sociedade porto-velhense nesses três dias de exposição”, disse o secretário fazendo observar que essas mesmas áreas degradadas estão sendo ocupadas por grandes e pequenas lavouras e soja alta produtividade, assim como de café conilon e milho.
À reunião na Seagri estiveram presentes representantes da Secretaria de Desenvolvimento Ambiental (Sedam), Banco do Povo, Secretaria Municipal de Desenvolvimento Sócioeconômico e Turismo (Semdstur), Superintendência Estadual de Turismo (Setur), Junta Comercial de Rondônia (Jucer), Sistema de Cooperativas de Crédito do Brasil (Sicoob), Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) e Empresa Estadual de Assistência Técnica e Extensão Rural de Rondônia (Emater), entre outras.
INVESTIMENTOS NA PORTOAGRO
O Governo de Rondônia está apoiando a realização da Portoagro. O secretário Padovani anunciou que, por decisão do governador Confúcio Moura, o Estado articulou com as instituições financeiras e colocará à disposição do pequeno produtor rural mais de R$ 100 milhões para financiar a agricultura familiar.
O secretário falou do trabalho que envolve a realização de um grande evento como a Portoagro, e por este motivo, além de apoiar financeiramente o projeto da feira, o Governo do Estado colocou à disposição da Prefeitura de Porto Velho (promotora da Portoagro) todo o know-how da Rondônia Rural Show, e toda a experiência que tem na realização de grandes eventos, com a expectativa de que o município de Porto Velho, que é um importante produtor de grãos e leite, resgate sua cultura rural e mantenha o desempenho com que se notabilizou como grande polo de produção agrícola, agora reforçado, também, como quinto maior produtor de peixe do Estado.
Padovani lamentou o tempo que o município de Porto Velho ficou afastado dos grandes eventos rurais. Segundo ele, um importante polo produtivo como este tem de está obrigatório e competentemente inserido neste universo da economia rural do Estado, e voltar ao contexto como modelo diferenciado de produção, que privilegia todos os segmentos, do pequeno ao grande produtor, e da agricultura familiar à grande indústria agropecuária, promovendo inovações tecnológicos em todos os níveis, dos rebanhos à produção de grãos.
A política de comentários em notícias do site da Rondoniaovivo.com valoriza os assinantes do jornal, que podem fazer comentários sobre todos os temas em todos os links.
Caso você já seja nosso assinante Clique aqui para fazer o login, para que você possa comentar em qualquer conteúdo. Se ainda não é nosso assinante Clique aqui e faça sua assinatura agora!
* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!