Quinquênio, o samba do crioulo doido - Por Valdemir Caldas

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

O vereador Junior Cavalcante (PHS) quer ressuscitar o Adicional Por Tempo de Serviço – Quinquênio. A ideia, segundo ele, surgiu depois de uma conversa que teve com o prefeito de Porto Velho, Hildon Chaves (PSDB), o que o deixou confiante e estimulado a apresentar um anteprojeto de lei nesse sentido. A intenção é louvável, mas Junior precisa ficar com o pé atrás, para não criar uma falsa expectativa no seio da categoria e, depois, sair do episódio com a imagem chamuscada.

Para entender o caso, é preciso voltar um pouco no tempo. Em fevereiro deste ano, o prefeito enviou à Câmara Municipal um projeto de lei complementar alterando a estrutura organizacional de duas secretarias: agricultura e meio ambiente. Embutido no projeto, um dispositivo, que revogava o quinquênio, passou ileso.

Quando descobriram o engodo, os servidores ficaram fulos da vida, mas aí o estrago já estava feito e, portanto, não havia muito que fazer senão espernear. Para tentar acalmar os ânimos da categoria, o prefeito pediu um prazo de noventa dias, prometendo estudar o caso e apresentar uma solução, mas até hoje nada.

Incomodado com a leniência do executivo, o vereador Junior resolveu enviar ao prefeito um anteprojeto de lei revigorando o quinquênio, para que ele o devolva à Câmara, em forma de projeto de lei complementar, já que não pode legislar sobre a matéria por se tratar de competência exclusiva do executivo municipal.

A dúvida, no entanto, é saber se o prefeito vai realmente enviar à Câmara um projeto nos moldes do que lhe foi encaminhado pelo parlamentar, acabando de uma vez com esse samba do crioulo doido, ou, então, engavetá-lo, desgastando ainda mais a sua imagem e, de quebra, a do parlamento.

A aliados, o prefeito teria dito que fora induzido a erro. Se isso é verdade, essa é a oportunidade de o dirigente municipal se redimir perante o funcionalismo, corrigindo uma brutal injustiça praticada contra os que prestam serviços à máquina burocrática. Ficar empurrando o problema com a barriga não é uma opção inteligente.

Direito ao esquecimento

A política de comentários em notícias do site da Rondoniaovivo.com valoriza os assinantes do jornal, que podem fazer comentários sobre todos os temas em todos os links.

Caso você já seja nosso assinante Clique aqui para fazer o login, para que você possa comentar em qualquer conteúdo. Se ainda não é nosso assinante Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Na sua opinião, qual companhia aérea que atende Rondônia presta o pior serviço?
Você ainda lê jornal impresso?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS