IEDA CHAVES: Deputada defende ações preventivas durante setembro amarelo

Parlamentar destacou a necessidade de atenção, da escuta e da busca por ajuda

IEDA CHAVES: Deputada defende ações preventivas durante setembro amarelo

Foto: Assessoria

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

Na tribuna da Assembleia Legislativa de Rondônia (Alero), nesta terça-feira (3), a deputada estadual Ieda Chaves (União Brasil) falou sobre os esforços de conscientização e sobre a prevenção ao suicídio, em lembrança a campanha “Setembro Amarelo”, ação nacional de valorização da vida e prevenção ao suicídio. Dados considerados alarmantes sobre o aumento dos casos no estado e no país foram apresentados e reforçaram a importância de quebrar tabus e oferecer apoio a quem precisa.
 
"Os números falam por si só: 16 milhões de tentativas de suicídio acontecem por ano no mundo. No Brasil, uma vida se perde a cada 45 minutos, mas, para cada morte, temos outras 20 tentativas. São dados alarmantes que nos mostram a necessidade de agirmos", afirmou a deputada. O levantamento faz parte do Anuário Brasileiro de Segurança Pública (2023).
 
Ieda Chaves também destacou a necessidade de cuidar da saúde mental desde a infância e adolescência, citando que, a cada quatro crianças, uma já demonstra indícios de Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH) e de depressão entre os jovens. "A saúde mental é tão importante quanto a saúde física. (...) Vejo a necessidade de estarmos atentos aos sinais, que estejamos dispostos a ouvir e a ajudar”, completou.
 
 
Outros dados
 
Ainda de acordo com o anuário, em 2022, foram 16.262 registros, uma média de 44 por dia. Em 2021, foram 14.475 suicídios. O estado de Rondônia foi o segundo colocado no ranking, com 353 óbitos naquele ano. Em termos proporcionais, o Brasil teve 8 suicídios por 100 mil habitantes em 2022, contra 7,2 em 2021.
 
 
Busca por ajuda
 
A parlamentar também indicou o Centro de Valorização da Vida (CVV), um dos principais serviços de aconselhamento pelo telefone 188 (ligação gratuita), e reforçou a importância de procurar os serviços de saúde mental disponíveis na rede pública.
 
 
 
Apelo a sociedade
 
Ao final de sua fala, Ieda Chaves fez um apelo à sociedade para que se una na luta no dia a dia e sempre. "Vamos juntos construir uma sociedade mais acolhedora e empática entre todos nós. Vamos mostrar que a vida vale a pena e que juntos podemos fazer a diferença", finalizou.
Direito ao esquecimento

A política de comentários em notícias do site da Rondoniaovivo.com valoriza os assinantes do jornal, que podem fazer comentários sobre todos os temas em todos os links.

Caso você já seja nosso assinante Clique aqui para fazer o login, para que você possa comentar em qualquer conteúdo. Se ainda não é nosso assinante Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Como você avalia o atendimento da Azul Linhas Aéreas em Rondônia?
Quem você escolheria para substituir Jair Bolsonaro em 2026?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Jose Carlos Calegari

Sociedade Fogas LTDA

Sociedade Fogas LTDA

Marcos Rogerio Tonn

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS