EDUCAÇÃO: Confúcio Moura defende a realização de amplo debate sobre o Ensino Médio

Para o parlamentar, qualquer ajuste a ser incorporado deve priorizar a natureza profissionalizante do Ciclo, de modo a garantir ao jovem o espaço no mercado de trabalho e a possibilidade de continuidade dos estudos

EDUCAÇÃO: Confúcio Moura defende a realização de amplo debate sobre o Ensino Médio

Foto: Divulgação

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

 

O senador Confúcio Moura (MDB-RO) defendeu, durante a reunião da Comissão de Educação na última terça-feira, (04), a realização de um amplo debate – e sem ideologia – sobre o atual ensino médio. Segundo ele, o curriculum precisa de ajustes e, em sua visão, a oferta de cursos profissionalizantes neste ciclo educacional é essencial.
 
Para o senador, é necessário concluir esse debate. “Se esse novo ensino médio, que é de 2016, 2017, precisa ou não de ajuste, que o façamos logo. Eu acho que precisa mesmo. Seja como for, há uma necessidade deste chamamento, da incorporação dos cursos profissionalizantes na agenda dos jovens”, ressaltou.
 
De acordo com o parlamentar, ainda não foi colocado em prática o ensino médio para ver as suas dificuldades. “Então, teria que operacionalizar o que está aprovado e ir ajustando o modelo no transcorrer da realização para que, de fato, possamos realmente empreender um ensino médio misto, contemplando tanto a área pedagógica, formativa, como na área profissional, que é o que todos nós desejamos. Esta combinação resultará na formação integral do ser humano”, explicou o senador
 
Confúcio Moura questionou a possibilidade da extinção do ensino médio no Brasil. “Como é que vai cancelar, eliminar um modelo que foi suficientemente debatido por muita gente, com a sociedade civil? Nós temos que operar o novo ensino médio e não suspendê-lo. Perderemos um ano¿ Será um dano incalculável. Assim como Pernambuco tem feito lá, a duras penas, com a experiência própria, 60% das escolas de ensino médio no modelo integral e também profissionalizante. Então, nós temos que copiar o que está dando certo no Brasil, em vez de deletar, de uma vez por todas, numa canetada, um modelo que nem experimentado foi”, lembrou .
Direito ao esquecimento

A política de comentários em notícias do site da Rondoniaovivo.com valoriza os assinantes do jornal, que podem fazer comentários sobre todos os temas em todos os links.

Caso você já seja nosso assinante Clique aqui para fazer o login, para que você possa comentar em qualquer conteúdo. Se ainda não é nosso assinante Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Na sua opinião, qual companhia aérea que atende Rondônia presta o pior serviço?
Você ainda lê jornal impresso?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS