REGULARIZAÇÃO FUNDIÁRIA: Produtores rurais cobram reintegração de posse mesmo durante a pandemia

Os proprietários rurais querem uma resposta imediata dos governos federal e estadual no sentido de coibir a ação de grupos organizados que estão promovendo invasões de terras em todo o Estado.

REGULARIZAÇÃO FUNDIÁRIA: Produtores rurais cobram reintegração de posse mesmo durante a pandemia

Foto: Divulgação

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

Os produtores rurais de Rondônia se reuniram na última segunda-feira, 21, em Ji-Paraná para cobrar do governo federal e dos parlamentares rondonienses a regularização fundiária e a reintegração de posse das terras que estão sendo invadidas durante o período da pandemia em todo o Estado.
 
Os proprietários rurais querem uma resposta imediata dos governos federal e estadual no sentido de coibir a ação de grupos organizados que estão promovendo invasões de terras em todo o Estado.
 
Os produtores rurais também cobram a não aprovação no Senado de uma lei que proíbe a reintegração de posse durante o período de pandemia. Este projeto de Lei (PL 827/2020) já foi aprovado na Câmara dos Deputados e o senador Acir Gurgacz (PDT-RO), presidente da Comissão de Agricultura e Reforma Agrária do Senado, se comprometeu com os produtores rondoniense de trabalhar para que não seja aprovado no Senado.
 
“Estamos vivendo um momento de grande apreensão e insegurança jurídica, pois grupos armados estão invadindo terras particulares produtivas, contando com a proteção do Estado que não está fazendo a reintegração de posse durante a pandemia, por orientação judicial, e com a força de um projeto de lei que já foi aprovado na Câmara dos Deputados e tramita agora no Senado proibindo a reintegração nesse período”, explicou o produtor rural Gilson Daniel, presidente da Associação Rural de Ji-Paraná, um dos organizadores do evento.
 
O senador Acir Gurgacz disse aos produtores rurais que o período de pandemia não pode ser usado como desculpa para encobrir ilegalidades praticadas por grupos organizados que invadem terras de forma ilegal e criminosa. “Se a ilegalidade está sendo cometida agora ela tem que ser combatida imediatamente e a propriedade da terra tem que ser restituída”, frisou Gurgacz. O senador disse que vai promover essa discussão na Comissão de Agricultura do Senado e atuar para que o PL 807/20 não seja aprovado.
 
Este PL de autoria dos deputados André Janones (Avante-MG), Natália Bonavides (PT-RN) e Professora Rosa Neide (PT-MT). Ele foi aprovado pelo Plenário da Câmara na última terça-feira (18/05) em forma de substitutivo apresentado pelo deputado Camilo Capiberibe (PSB-AP).
 
O secretário Nacional de Assuntos Fundiários, Nabhan Garcia, que participou do evento, disse que o governo federal está deslocando para Rondônia mais policiais da Força Nacional de Segurança para coibir novas invasões e para trabalhar nas reintegrações de posse emitidas pela Justiça. “Vamos trabalhar de forma integrada com as forças policiais do Estado para manter a ordem no campo e assegurar o direito de propriedade dos produtores rurais”, disse.
 
O governador Marcos Rocha apresentou as ações do governo e disse que o momento é de união para que a paz e a ordem no campo seja mantida. “Não vamos permitir novas invasões de terras e vamos trabalhar de forma integrada com o Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra) e o governo federal para agilizar a regularização fundiária em Rondônia”, disse o governador, que já colocou diversos servidores do Estado à disposição do Incra.
 
Para que a regularização fundiária avance no Estado é necessário que os convênios entre o Incra, as prefeituras e o governo do Estado sejam formalizados. Até o momento, 33 prefeituras já enviaram a documentação necessária para firmar o convênio com o Incra, mas o convênio com o governo do Estado está sendo contestado pelo Ministério Público Federal.
Direito ao esquecimento

A política de comentários em notícias do site da Rondoniaovivo.com valoriza os assinantes do jornal, que podem fazer comentários sobre todos os temas em todos os links.

Caso você já seja nosso assinante Clique aqui para fazer o login, para que você possa comentar em qualquer conteúdo. Se ainda não é nosso assinante Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Na sua opinião, qual companhia aérea que atende Rondônia presta o pior serviço?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS