RECONHECIMENTO: Cirone Deiró celebra dia do Dia do Fonoaudiólogo com entrega de voto de louvor

A região Norte possui 2.518 fonoaudiólogos, dos quais 342 são de Rondônia

RECONHECIMENTO: Cirone Deiró celebra dia do Dia do Fonoaudiólogo com entrega de voto de louvor

Foto: ASSESSORIA

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

O deputado Cirone Deiró (Podemos), realizou na tarde desta segunda-feira (09) sessão solene no Plenário Lúcia Tereza Rodrigues dos Santos em celebração ao Dia do Fonoaudiólogo. Segundo o parlamentar, a sessão é uma forma de demonstrar o reconhecimento aos profissionais que exercem com competência e dedicação está tão importante profissão.

 

Cirone falou também da necessidade de ampliar o número de profissionais atuando no serviço público do Estado de Rondônia, tendo em vista as demandas existentes. “O momento é de celebração, mas não podemos nos furtar de chamar a atenção do Poder Público para a necessidade de ampliação. Nossa luta é para que vocês estejam inseridos nos hospitais, escolar, unidades de saúde, instituições de assistência especializada, reconhecidos e respeitados”, disse. 

 

A presidente da Associação Casa Família Roseta, Clariceia Soares, parabenizou Cirone Deiró pela iniciativa e destacou o trabalho feito pela da Casa Roseta, pela fonoaudióloga Ana Célia. “A iniciativa de dar voz a quem cuida dá voz foi uma atitude maravilhosa. A Ana Célia mostra todos os dias a importância dessa profissão. Vocês realizam um trabalho em silêncio e garantem a voz de muitos e isso é digno de homenagem", reconhece.

 

A diretora da Escola Municipal de Educação Infantil e Ensino Fundamental Bilíngue, Sirleia Bacelar Araújo, ressaltou a importância dos fonoaudiólogos no processo de aprendizagem das crianças com deficiência auditiva. “Vejo todos os dias o valor desses profissionais na vida dessas crianças e sem dúvidas essa homenagem é mais que merecida. A falta desse profissional dificulta muito o aprendizado dos alunos e esperamos que os gestores melhorem suas estratégias para melhorar cada vez mais o desenvolvimento e com isso garantirmos uma inclusão verdadeira”, pontuou.

 

 

 

 

Para a Pró-Reitora da Fimca e Diretora Geral da Faculdade Metropolitana, Maria Sílvia Fonseca Ribeiro Carvalho de Moraes ser fonoaudiólogo é mais que um trabalho é uma dedicação. “Desejo que vocês se vistam de amor ao fazer seus atendimentos, pois o amor é capaz de mover montanhas. O benefício que vocês proporcionam com amor gera resultados maravilhosos e isto está sendo reconhecido aqui hoje nessa sessão”, concluiu.

 

Por meio de vídeo, o deputado Federal Léo Moraes (Podemos) homenageou a categoria. “Queria congratular a todos vocês. Esse 9 de dezembro é muito importante. Vocês fazem muito pelo nosso Estado e eu acompanho isso dentro do nosso projeto de inclusão. Vamos celebrar, mas refletindo o que já passamos e o futuro dessa categoria que tanto faz por Rondônia”, disse.

 

 

Luta diária 

 

Falando em nome da categoria, Virginia Brás, agradeceu o reconhecimento a todos fonoaudiólogos e principalmente os que atuam no setor público do Estado. “Eu também estou nessa luta e conheço bem a luta para trabalhar em um setor tão carente de profissionais, infraestrutura e materiais, mas, mesmo assim estamos lá todos os dias fazendo o nosso melhor. A fonoaudiologia é capaz de fazer coisas que só que precisa de verdade entende”, pontua. 

 

Virginia aproveitou sua fala para pedir também em nome de todos os homenageados. “Como bem o deputado destacou, precisamos de mais profissionais. Espero que você possa lutar por nós. O serviço público precisa de mais profissionais e isso só vai trazer benefícios para toda sociedade”, disse.

 

Cirone Deiró ressaltou a indicação feita ao Poder Executivo, extenso à Secretaria Estadual de Educação (Seduc), apontando a necessidade de a Rede Estadual de educação ter em sua equipe pedagógica o profissional Fonoaudiólogo. “Em resposta, a Seduc disse que o plano de carreira e cargos da educação básica de Rondônia não contempla o cargo de fonoaudiólogo. Como não podemos criar cargos e despesas para o Executivo, gostaríamos que a Seduc encaminhasse o projeto com a criação desses cargos para ser apreciada pelos nobres pares. Isso é uma necessidade para as nossas escolas, principalmente aquelas que atendem crianças com necessidades especiais”, esclareceu.

 

A assessora parlamentar e fonoaudióloga Klívia Meireles, destacou que graças a pessoas comprometidas como o deputado Cirone Deiró e o deputado federal Leo Moraes, eles conseguiram avançar em muitos aspectos da fonoaudiologia no Estado. “A necessidade desses profissionais nas escolas é real. É necessário incluir os fonoaudiólogos na educação do nosso Estado e não estamos falando de um por escola, estamos falando de um por polo para garantir a qualidade do ensino dos nossos alunos”, disse.

 

 

 

 

A professora Viviane Castro de Araújo, representando o Conselho Federal de Fonoaudiologia, que na ocasião recebeu outorga de Medalha de Mérito Legislativo pela extensa trajetória em favor da Fonoaudiologia agradeceu o empenho da fonoaudióloga Klívia Meireles e por todas as ações que faz em prol da categoria. “Estou emocionada e hoje vejo aqui muitos alunos que se tornaram grandes profissionais. A região Norte possui 2.518 fonoaudiólogos, dos quais 342 são de Rondônia. Espero que cada um que foi homenageado aqui hoje, possa doar um pouco de si e consequentemente receber seus louros, como estão recebendo hoje”, comemorou. 

 

 

Mérito Legislativo 

 

Além dos fonoaudiólogos, o parlamentar homenageou também, com Medalha de Mérito Legislativo, o prêmio conquistado pelo professor do Distrito de Extrema, o doutor Francisco Marquelino Santana. Ele venceu Prêmio Culturas Populares – Edição Teixerinha, promovido pelo Ministério da Cidadania. O projeto do professor constituiu na publicação de uma coletânea poética inédita, denominada “Poemas da vida amazônica”.

 

Agradeço primeiramente a Deus e depois ao deputado Cirone Deiró por essa homenagem. Eu costumo dizer que quando um pesquisador autêntico realiza uma pesquisa, ela precisa ser feita com dedicação e amor. Esse prêmio foi fruto do resultado de 30 anos e agora essa coletânea poética de 300 páginas será publicada e distribuída nas escolas públicas e entidades sem fins lucrativos para ser trabalhada na conscientização e preservação do meio ambiente. Estamos com a sensação de dever cumprido”, finalizou Marquelino.

 

O secretário de Estado de Educação, Suamy Vivecanda e a diretora adjunta do Hospital de Base Ary Pinheiro também prestigiaram o evento.

 

 

 

Direito ao esquecimento

A política de comentários em notícias do site da Rondoniaovivo.com valoriza os assinantes do jornal, que podem fazer comentários sobre todos os temas em todos os links.

Caso você já seja nosso assinante Clique aqui para fazer o login, para que você possa comentar em qualquer conteúdo. Se ainda não é nosso assinante Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Na sua opinião, qual companhia aérea que atende Rondônia presta o pior serviço?
Você ainda lê jornal impresso?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS