O secretário da mesa, vereador Zequinha Araújo (MDB) promoveu a leitura da ordem do dia
Foto: Divulgação
Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.
O presidente da Câmara Municipal de Porto Velho, vereador Edwilson Negreiros (PSB), clamou a proteção DIVINA e abriu a sessão solene, sendo que logo após foi executado o Hino de Porto Velho.
O secretário da mesa, vereador Zequinha Araújo (MDB) promoveu a leitura da ordem do dia.
ORDEM DO DIA
Entrega da MOÇÃO DE APLAUSO nº 017/CMPV/2019, em homenagem ao dia dos pais de autoria dos vereadores Zequinha Araújo (MDB), Jurandir Bengala (PR e Edwilson Negreiros (PSB), realizada hoje (08/08/19).
A referida Moção foi aprovada dia 16 de julho último em sessão ordinária pelos vereadores presentes.
RESUMO DA HISTÓRIA DO DIA DOS PAIS NO BRASIL
No Brasil, o "Dia dos Pais" é comemorado anualmente no segundo domingo do mês de agosto. O dia especial dedicado aos pais é celebrado em diferentes datas pelo mundo todo, nos Estados Unidos e outros países, por exemplo, a celebração acontece no terceiro domingo de junho. Em Portugal, Espanha e Itália a data é 19 de março.
O "Dia dos Pais" foi instituído no Brasil em 1953, por sugestão do publicitário e jornalista Sylvio Bhering. No início, a data escolhida havia sido 16 de agosto, data em que comemora o Dia de São Joaquim, pai da Virgem Maria e avô de Jesus Cristo, conforme mencionado pela igreja católica. Para que os filhos pudessem aproveitar o momento com os pais (quando os pais supostamente estão de folga do trabalho), a data foi alterada para o segundo domingo de agosto.
Apesar de a data ser muito conhecida hoje em dia, ela só aconteceu por aqui em 16 de agosto 1953. O “Dia do Papai” foi pensado pelo publicitário Sylvio Bhering, que era diretor do jornal O Globo e da rádio homônima, e queria atrair anunciantes. Foi apenas durante o papado de Paulo VI (entre 1963 e 1978), que 26 de julho passou a ser o dia de São Joaquim e de Sant’Ana, quando é comemorado o Dia dos Avós.
Depois de algum tempo, foi decidido que o Dia dos Pais deveria ser celebrado no segundo domingo de agosto.
Existe a hipótese de que a mudança aconteceu em analogia ao Dia das Mães, que também acontece no segundo domingo do mês. Porém, há quem diga que rolou para que a data sempre caísse aos domingos, o que permite que a família fique mais tempo reunida nesse momento especial.
Os vereadores Zequinha Araújo, Jurandir Bengala e Edwilson Negreiros visivelmente emocionados falaram o que é ser pai: Os edis foram unanimes em dizer sem rodeios, o que abaixo sintetizo:
“Ser pai é abraçar uma dedicação eterna e a tempo inteiro. Não tem como amar um filho sem se entregar integralmente. É por isso que só um pai de verdade conhece o sentido do comprometimento”; Ser pai é amar e dar amor sem pestanejar; Ser pai é beijar, cuidar e fazer crescer seu filho; Ser pai é dar o exemplo, é ser amigo e dar conforto e segurança todos os dias e todas as noites”, finalizaram.
Em seguida o presidente da Câmara Municipal de Porto Velho, vereador Edwilson Negreiros convidou os vereadores presentes a fazerem a entrega das moções de aplauso, aliás, muito bem recebida por todos os papais e o público presente aplaudiu cada um, indistintamente.
O pai do vereador Edwilson Negreiros, Edilson Negreiros (popularmente conhecido como Ceará Miséria) recebeu das mãos do filho a Moção de Aplauso e com esta nas mães ficou realmente feliz e reluzente, exibindo com orgulho a deferência.
Na sequência seguem fotos da sessão solene:
Vereadores Zequinha Araújo, Edwilson Negreiro e o popular Edilson Negreiros (Ceará Miséria).
Vereador Zequinha Araújo, Augusto José jornalista e apresentador de TV e o vereador presidente Edwilson Negreiros.
Mesa diretora – Vereadores Zequinha Araújo, Edwilson Negreiros e Jurandir Bengala.
Valderez (organizadora do evento) vereador presidente Edwilson Negreiros e Jornalista Wilson Souza.
Patrícia Kelly – Intérprete de libras.
Nada mais havendo a ser tratado o presidente da Câmara Municipal de Porto Velho, vereador Edwilson Negreiros (PSB) declamou a seguinte mensagem a todos os pais:
“Ser pai é coisa nobre, é algo sem explicação. É uma sorte maravilhosa e uma maravilhosa forma de viver. É estar presente e dar abraço, oferecer um beijo e abrigar conforto no coração do seu filho. Ser pai é proteger e dar uma segurança sem limitações. Não existe sensação mais bela que cuidar de um filho, educar, ensinar a viver. Ser pai é tudo isso e ainda mais”.
Agradeceu a proteção de DEUS e todos os presentes e encerrou a sessão solene.
A política de comentários em notícias do site da Rondoniaovivo.com valoriza os assinantes do jornal, que podem fazer comentários sobre todos os temas em todos os links.
Caso você já seja nosso assinante Clique aqui para fazer o login, para que você possa comentar em qualquer conteúdo. Se ainda não é nosso assinante Clique aqui e faça sua assinatura agora!
* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!