Confira a coluna
Foto: Rondoniaovivo
Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.
DIA DAS MÃES DESMOTIVADO
Diferente de outros anos, até mesmo em 2018 e 2017 onde a economia ficou estrangulada ao limite, o Comércio de Porto Velho não apresenta nada de excepcional para atrair consumidores e aumentar as vendas para o dia das mães. Procurado, o CDL ( Clube de Diretores Lojistas ) informou que ainda está elaborando “algo” para alavancar as vendas. Curioso, já que estamos a menos de uma semana da data. Em conversa com alguns lojistas, eles me disseram que torcem por um aumento médio de 20% no movimento até o próximo domingo. O CDL não elaborou, sequer, um informativo para a imprensa apresentando dados com índice de vendas no dia das mães do ano passado.
AINDA RECONHECIDO
O mais famoso jornal do mundo, New York Times, ainda chama Nicolás Maduro de “presidente da Venezuela”. Juan Guaidó é “líder de oposição”. Já Kim Jong Un, da Coreia do Norte, no NYT é um “líder”.
DIFÍCIL CEDEREM
Países do Grupo de Lima, incluindo o Brasil, reiteraram apoio a Juan Guaidó e apelaram aos militares venezuelanos a retirar apoio a Nicolás Maduro. Ingenuidade: a queda do ditador cessaria os privilégios dos generais que tudo controlam, de negócios lícitos ao narcotráfico.

ARRECADAÇÃO COM SIMPATIZANTES
Sem usar dinheiro público para candidaturas, o partido Novo lançou promoção dando 30% de desconto na compra de produtos oficiais na loja online do partido como camisas, bonés, pulseiras e bandeirinhas.
DRIBLAR O FIM DAS COLIGAÇÕES
O projeto político do PSDB, já para as eleições municipais de 2020, passará por sua fusão a partidos em relação aos quais tem afinidade programática, como DEM de Rodrigo Maia e o PSD de Gilberto Kassab. A ideia da fusão surgiu com o significado do fim da coligação, obrigando os partidos com aspirações mais ambiciosas a lançarem candidaturas próprias a cargos majoritários. Ou podem desaparecer. Já houve contatos preliminares, mas os tucanos só vão agilizar a fusão após sua convenção nacional do próximo dia 31, em Brasília.
RELATOR DA AMAZÔNIA
O papa Francisco nomeou neste sábado (4) o arcebispo emérito de São Paulo, cardeal dom Cláudio Hummes, como relator-geral do Sínodo dos Bispos sobre a Amazônia, que será realizado entre 6 e 27 de outubro, no Vaticano.
O Sínodo terá como tema "Amazônia: novos caminhos para a Igreja e para uma economia integral" e reserva papel de destaque a dom Cláudio Hummes, que é presidente da Rede Eclesiástica Pan-Amazônica. O relator é o responsável por escrever o texto de conclusão da reunião, que pode servir de base para uma exortação apostólica do Pontífice.
A assembleia episcopal discutirá novos caminhos para a evangelização da Amazônia, a tutela de povos indígenas e formas de proteção do meio ambiente. A sustentabilidade ambiental é uma das bandeiras do pontificado de Francisco e tema de sua primeira encíclica, a "Louvado seja", que prega a criação de um novo modelo de desenvolvimento.
Recentemente, o ministro do Gabinete de Segurança Institucional (GSI), Augusto Heleno, reconheceu que o governo Bolsonaro está "preocupado" com o Sínodo, afirmando que parte dos temas em pauta "afeta a soberania nacional".

Dom Cláudio Hummes neste sábado, 4, durante a Assembleia Geral da CNBB / Foto: CNBB
TRANSPORTE ESCOLAR
Manchete de notícia vinda da prefeitura afirma que o Prefeito Hildon Chaves determinou prioridade absoluta na recuperação das estradas rurais para que haja condições de trafegabilidade do transporte escolar terrestre com total segurança para os estudantes. Exemplar a determinação do senhor prefeito desde, é claro, que tenha veículo para transportar as crianças.
VEJA MAIS:
SEM CONDIÇÕES: Estrada precária pode isolar acesso terrestre ao Baixo Madeira
RISCO: Ônibus escolar com alunos escorrega e fica dependurado em ponte
TRANSPORTE ESCOLAR 02
Falando em transporte escolar, circula por redes sociais um currículo podre do “empresário” que teria assumido o transporte terrestre. O histórico comercial não seria dos melhores, inclusive com pendências em outro estado e até uso de laranja na formação de empresa. Imagino que o prefeito Hildon Chaves não esteja nenhum pouco preocupado com tais afirmações por dois motivos lógicos: primeiro que a prefeitura é extremamente correta e técnica em suas licitações e contratos. Segundo, e mais óbvio, é que a prefeitura não faz contrato com qualquer um. É claro que os currículos de possíveis contratados pelo município são minuciosamente analisados.Ou eu estou errado?
.
ONDE NÃO HÁ FISCALIZAÇÃO...
O Brasil foi o 9º maior produtor de petróleo do mundo em 2017, segundo a Agência Internacional de Energia (IEA), da OCDE. Mas são 101 os países onde a gasolina é mais barata que no Brasil.
MAURÃO DE CARVALHO
O Pleno do Tribunal de Justiça de Rondônia condenou, nesta segunda-feira(06), o ex-presidente da Assembleia Legislativa de Rondônia e ex-deputado estadual Maurão de Carvalho (MDB) que disputou o governo em 2018. A sentença é de 14 anos e 7 meses de prisão, inicialmente em regime fechado. A ação penal tramitava desde 2010 e refere-se a Operação Dominó que investigou o desvio de 11 milhões de reais na Assembleia Legislativa de Rondônia através de uma folha paralela. Em julgamento recente no Tribunal de Justiça foram absolvidos no mesmo processo os ex-deputados Everton Leoni e Nereu Klosinski. Maurão de Carvalho foi deputado estadual por cinco mandatos consecutivos.

NOVO SECETÁRIO
Nesta terça-feira (7/5), às 11h30, o prefeito de Porto Velho, Hildon Chaves, dá posse ao novo titular da Secretaria de Agricultura e Abastecimento (Semagric), o ex-deputado federal Luiz Cláudio. Ele assume no lugar de Francisco Evaldo de Lima.

Ex-deputado federal Luiz Cláudio
BATE PAPO NA UNIRON
Representando o Rondoniaovivo fui convidado para um bate papo com alunos do 3º,4º e 5º períodos de jornalismo da Uniron nas disciplinas de webjornalismo e telejornalismo. Foi uma conversa bem agradável com duas horas de duração. Os estudantes fizeram perguntas e questionaram sobre as possibilidades que a web pode oferecer no mercado tão competitivo como é o da notícia. Foi uma conversa descontraída com jovens curiosos e focados. Agradeço gentilmente o carinho dos estudantes e o convite da professora Iule Vargas.


O RISCO DE UMA GAMBIARRA
Um princípio de incêndio em um ônibus do transporte coletivo, ocorrido na tarde desta segunda-feira (06) na BR-364, em frente ao posto de fiscalização da Polícia Rodoviária Federal (PRF), assustou 22 passageiros, mas felizmente não houve feridos. O incêndio começou no motor do veículo, possivelmente por problemas elétricos. Quando alertei aqui na coluna sobre os riscos do uso de ônibus velhos, sucateados e parados não estava criticando por criticar. Qualquer pessoa com um mínimo de juízo sabe dos perigos. Ainda bem que ninguém se machucou. Fica, mais uma vez, o alerta. Com certeza esse não será o único incidente enquanto “as latas velhas” forem usadas.

Mande suas sugestões de pauta, fotos, denúncias ou reclamações para espacoaberto@rondoniaovivo.com.
* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!