Segundo Léo, a proposta da audiência é levar a sociedade o entendimento das mudanças políticas e suas consequências
Foto: Divulgação
Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.
Novo sistema de captação de votos, mudanças no sistema de financiamento de campanhas eleitorais, partidos e filiações, lista fechada e fim das coligações foram alguns dos temas abordados na audiência pública proposta pelo Deputado Léo Moraes.
Segundo Léo, a proposta da audiência é levar a sociedade o entendimento das mudanças políticas e suas consequências. “Não temos o condão de mudar a decisão que venha acontecer daqui a algum tempo, mas podemos e devemos encaminhar quais são as opiniões do nosso Estado. É preciso discutir isso com clarividência, afinal, estamos vivendo e presenciando um caos institucional na política brasileira”. Afirmou Léo.
@VEJAMAIS
Participaram da audiência, vice-governador Daniel Pereira, que destacou a importância das mulheres na política e a classe feminina pode trazer algo novo e revolucionário no cenário político, o Desembargador do Poder Judiciário de Rondônia, Walter Walternberg, que enfatizou que o cumprimento de algumas propostas na reforma prejudicaria a Justiça Eleitoral. “A adoção de um novo sistema de captação de votos estouraria o limite orçamentário dos tribunais eleitorais.” Concluiu Walternberg.
O empresário Augusto Pellucio foi convidado para abordar a reforma política na visão do empresariado e relatou que as mudanças, no ponto de vista financeiro, como proibir a participação de empresas no financiamento de campanhas eleitorais podem ser consideradas válidas.
Entre os convidados estavam professores da Universidade do Rio de Janeiro e doutores em Ciência Política, André Luiz Coelho e Guilherme Simões Reis que ministraram uma conferência sobre a Representação Política no Brasil Contemporâneo.
Também estiveram presentes na reunião, a presidente do Instituto de Direito Eleitoral de Rondônia (IDERO), Érica Gehardt; Fabrício Jurado, membro da Comissão Especial de Reforma Política da OAB Nacional e conselheiro federal da OAB; Francisco Batista Pantera, presidente regional do PCdoB; Pimenta de Rondônia, presidente regional do PSOL; Advogado Juacir Júnior e professor de Ciência Política da Universidade Federal de Rondônia (UNIR), João Paulo Viana.
Léo concluiu a audiência agradecendo a todos os convidados. “Ficamos felizes com os temas abordados e, principalmente pela participação da população. É assim que devemos trabalhar: Ouvir representantes, expor opiniões e respeitar o ponto de vista do próximo. Assim, podemos fazer um mandato mais participativo, uma política de verdade e um estado melhor para todos.” Finalizou o parlamentar.
A política de comentários em notícias do site da Rondoniaovivo.com valoriza os assinantes do jornal, que podem fazer comentários sobre todos os temas em todos os links.
Caso você já seja nosso assinante Clique aqui para fazer o login, para que você possa comentar em qualquer conteúdo. Se ainda não é nosso assinante Clique aqui e faça sua assinatura agora!
* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!