Sobe para 112 o número de municípios que contarão com forças federais

Sobe para 112 o número de municípios que contarão com forças federais

Sobe para 112 o número de municípios que contarão com forças federais

Foto: Divulgação

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) julgou na noite desta segunda-feira, em sessão extraordinária administrativa, 13 pedidos de Força Federal, todos para municípios do estado do Amazonas.  Agora sobe para 112 o número de municípios brasileiros que poderão contar com o reforço na segurança.

Foi aprovado o envio das tropas para Manacapuru, São Paulo de Olivença, Manicoré, Apuí, Eirunepê, Lábrea, Juruá, Japurá, Autazes, Ipixuna, Tabatinga, Coari e Carauari.  O pedido foi feito pelo Tribunal Regional Eleitoral do Amazonas (TRE-AM).

Os ministros fizeram a ressalva de que o governador do Amazonas, Eduardo Braga, foi consultado sobre o envio das tropas, mas não se pronunciou, ficando acertado no Plenário que o TSE não mais faria as solicitações ao governador. 

Até esta segunda-feira (22), o TSE registrou pedidos de oito estados para o envio de força federal para atuar na segurança da população durante as eleições municipais de 2008.  As requisições feitas pelos Tribunais Regionais Eleitorais (TREs) abrangem 218 municípios.

Os estados que solicitaram o envio de força federal para auxiliar a segurança pública nas eleições são Alagoas, Amazonas, Amapá, Goiás, Mato Grosso, Pará, Piauí e Tocantins.

O TSE já aprovou requisições de tropas federais para 82 municípios do Pará, 27 municípios do Amazonas, para áreas que se encontram sob a ameaça de milícias e do tráfico de drogas na capital e na região metropolitana do Rio de Janeiro, 2 municípios do Tocantins e um de Alagoas. 

O pedido de requisição de força federal é feito pelo juiz eleitoral do município ao Tribunal Regional Eleitoral (TRE) do estado, que o encaminha ao TSE.

Além desses pedidos, o TSE também solicitou à Presidência da República a utilização de força federal na capital fluminense. No Rio de Janeiro, caso excepcional em o trabalho das forças federais não se restringe ao dia das eleições, as áreas afetadas por milícias e pelo tráfico de drogas já estão recebendo a atuação dos militares.

Eleições 2004 e 2006

Nas eleições municipais de 2004, o TSE autorizou o envio de tropas federais para auxiliar na manutenção da segurança pública em 306 municípios de dez estados (Piauí, Pará, Rio Grande do Norte, Amazonas, Roraima, Maranhão, Alagoas, Paraíba, Amapá e Tocantins).

Já no 1º turno das eleições de 2006, o Tribunal aprovou a ida de força federal para 142 municípios de nove estados (Alagoas, Amapá, Amazonas, Pará, Paraíba, Piauí, Rio Grande do Norte, Tocantins e Sergipe).

No 2º turno das eleições 2006, o TSE autorizou o auxílio de tropas federais em 124 municípios em sete estados (Amapá, Amazonas, Pará, Paraiba, Piauí, Tocantins e Rio Grande do Norte).
Direito ao esquecimento
Os comentários são responsabilidades de seus autores via perfil do Facebook. Não reflete necessariamente a opinião do Rondoniaovivo.com
Você acredita que o Código Penal e a Lei de Execução Penal devem ser endurecidos?
Quem tem sua preferência em uma possível candidatura para o Senado Federal?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS