A Delegacia Especializada de Repressão aos Furtos e Roubos de Veículos Automotores – DERFRVA -, desencadeou a Operação Poney e teve como resultado o fechamento de uma oficina que provavelmente era usada para desmanches de motos e autuou em flagrante delito dois suspeitos.
Na manhã de quarta-feira, 26 de setembro de 2012, o Delegado Sandro Luiz Alves de Moura juntamente com policiais civis desta Especializada e um perito criminal deram cumprimento ao mandado de busca e apreensão na referida oficina, localizada no bairro Igarapé.
No local foram encontrados uma moto Biz preta com numeração do chassi e motor raspados. Ela estava em cima de uma rampa, e o perito criminal constatou que os resíduos de metal localizados abaixo da moto eram, provavelmente, referentes à raspagem feita no motor da mesma. Funcionários do Detran que acompanharam a operação informaram que o veículo não pertencia a acervos de leilões.
Valdecir, dono da oficina, entrou em contradição por várias vezes ao ser indagado a respeito da moto Bis e das peças de veículos ali encontradas. No local foi encontrado um chassi com numeração pertencente à Secretaria de Segurança Pública de Rondônia, e ao ser questionado sobre esta peça o acusado disse que havia arrematado a mesma em um leilão onde havia vários veículos da Sesdec.
Os donos da oficina Valdecir G.M., 45 anos, conhecido por ‘Cavalo’ e Valéria S.S., 35 anos, receberam voz de prisão por crime de receptação no exercício de atividade comercial e adulteração do sinal identificador de veículo automotor. Em seguida, foram encaminhados à Delegacia de Furtos e Roubos de Veículos e entregues à autoridade policial para lavratura do flagrante.