Uma guarnição da Polícia Militar, seguindo determinação do CIOP (Centro de Operações Policiais), foi até o bairro Marcos Freire, zona Leste de Porto Velho, para atender um chamado de tentativa de estupro. Os policiais entraram em contato uma mulher que se apresentou como mãe da vítima, uma menor de 07 anos de idade, e disse que a sua irmã foi até a sua casa e chamou a menina para ir até a sua casa.
De acordo com o Boletim de Ocorrência nº 6618/2009 a mãe da criança ficou preocupada com a demora e foi até a casa da sua irmã, quando chegou ao local achou estranho, pois encontrou tudo fechado, ela chegou a bater várias vezes na porta, porém ninguém respondeu, até que a sua filha respondeu e veio até a janela. A mãe, preocupada com a situação, perguntou então o que estava acontecendo e a menina disse que um homem, identificado pelos policiais como Elielson Pereira Alexandria, de 31 anos, havia acariciado suas partes íntimas, chegando a chupar o seu mamilo direito, deixando um hematoma.
Segundo a menor – que havia dito a sua mãe – o homem tinha lhe oferecido dinheiro em papel para que ela o deixasse acariciar. Em contato com a mãe da menina, os policiais foram informados que a casa onde ocorreu o abuso no momento em que foi lá, a sua irmã tinha evadido do local e que Elielson estava deitado em uma cama, fingindo que estava dormindo.
O acusado recebeu voz de prisão e informado os seus direitos, em seguida foi apresentado ao plantonista da Central de Polícia, onde foi registrado o flagrante.
No boletim de ocorrência os policiais registraram que a tia da vítima, que havia pego a menina casa da mãe dela, quando viu a viatura chegando em frente à sua casa, fugiu do local. A mãe informou aos policiais também que esta é a segunda vez que Elielson atenta contra sua filha.