MANAUS - A tuberculose é uma das principais causadoras de mortes no Brasil. Ela é uma doença infecciosa, causada por uma bactéria conhecida como Bacilo de Koch. A tuberculose é transmitida de pessoa a pessoa da mesma forma que um resfriado comum e as conseqüências são o aparecimento de lesão principalmente nos pulmões. Dados do governo federal apontam que Manaus possui uma incidência de tuberculose de 90 casos por 100 mil habitantes, um número considerado alto já que a média do Brasil é de 45 casos.
*O Sistema Único de Saúde oferece gratuitamente o diagnóstico e o tratamento em todas as unidades básicas de saúde. O coordenador-geral de Doenças Endêmicas do Ministério da Saúde, Joseney Santos, revela que os pacientes que abandonam o tratamento são o grande problema. "As pessoas que abandonam o tratamento antes do término podem, além de não se curar, ficar com uma tuberculose multirresistente, que é aquela que não responde aos medicamentos usuais. Então, o nosso desafio é fazer com que as pessoas que começam o tratamento não o abandonem", disse o coordenador-geral de Doenças Endêmicas do Ministério da Saúde, Joseney Santos.
*Para ajudar o combate à doença no estado, o ministério realizou, nesta semana, a oficina de Implantação e Implementação dos Instrumentos de Registro das Ações de Controle da Tuberculose. Na ocasião, foram capacitados 160 servidores municipais na utilização dos métodos de registro e controle da enfermidade.