MP firma TAC para que Prefeitura de Ariquemes ajuste emissão de licenças a certidões dos Bombeiros

MP firma TAC para que Prefeitura de Ariquemes ajuste emissão de licenças a certidões dos Bombeiros

MP firma TAC para que Prefeitura de Ariquemes ajuste emissão de licenças a certidões dos Bombeiros

Foto: Divulgação

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

O Ministério Público do Estado de Rondônia, por meio da Promotoria de Justiça de Ariquemes, obteve da Prefeitura daquele município o compromisso de que não serão expedidas autorizações municipais, em caráter provisório, para obras ou prédios que não estejam respaldados por certidões emitidas pelo Corpo de Bombeiros.
A medida foi definida em Termo de Ajustamento de Conduta (TAC), proposto pelo Promotor de Justiça Glauco Maldonado Martins, e é um desdobramento de procedimento instaurado pelo MPRO para apurar a suspeita de que a Prefeitura estaria expedindo licenças com fundamento em mera certidão do Corpo de Bombeiros, atestando a existência de fiscalização da corporação 'em trâmite'.
Entre outras obrigações, o TAC prevê que não sejam expedidas Licenças de Funcionamento ou Renovação de Licença de Funcionamento para prédios empresariais, sem que haja a prévia apresentação do Certificado de Aprovação do Corpo de Bombeiros, relativo a sistema de segurança para evacuação de pessoas e seus bens, em caso de incêndio, desastres e pânico.
O Poder Executivo também se comprometeu a não emitir esta documentação mediante certidão da corporação que atesta a existência de fiscalização do Corpo de Bombeiros em trâmite, em razão de não se tratar de certificado provisório de aprovação.
Outra obrigação assumida refere-se à não emissão de novas licenças de construção, reforma e ampliação (alvará de início de obra, reforma) para obras que dependerem da apresentação do Certificado de Aprovação do Projeto de Instalação contra Incêndio, quando necessário, sem a qual a obra não pode ser iniciada.
A Prefeitura de Ariquemes também se comprometeu a instalar/atualizar os mecanismos adequados relativos a sistema de proteção e combate a incêndio e pânico, priorizando todos os prédios onde funcionam escolas públicas municipais, entre outras obrigações.
 
Direito ao esquecimento

A política de comentários em notícias do site da Rondoniaovivo.com valoriza os assinantes do jornal, que podem fazer comentários sobre todos os temas em todos os links.

Caso você já seja nosso assinante Clique aqui para fazer o login, para que você possa comentar em qualquer conteúdo. Se ainda não é nosso assinante Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Na sua opinião, qual companhia aérea que atende Rondônia presta o pior serviço?
Você ainda lê jornal impresso?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS