Servidores do Judiciário do Brasil debatem sindicalismo

Servidores do Judiciário de todo o país debatem questão sindical e direito de greve em Maceió

Servidores do Judiciário do Brasil debatem sindicalismo

Foto: Divulgação

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

Comitiva do Sindicato dos Trabalhadores do Poder Judiciário de Rondônia (SINJUR), formada por 14 delegados da capital e do interior, se une a sindicalistas de todo o país, em Maceió/AL, para, de 10 a 13 deste mês, debater questões como a Democratização do Judiciário e a Convenção 151.
O evento, VIII CONSEJU (Congresso Nacional dos Servidores da Justiça), debaterá ainda Organização sindical, Negociação Coletiva, Direito de Sindicalização e Direito de Greve, PEC 190 e Estatuto Nacional, tendo como tema principal "Fenajud Forte e Representativa".
“Os congressistas debaterão sobre conjuntura política, novas relações do trabalho no Judiciário, democratização do Judiciário, convenção 151 e experiências de negociação nacional, que abrange Organização sindical; Negociação Coletiva; Direito de Sindicalização e Direito de Greve e PEC 190 e Estatuto Nacional”, explica o presidente do SINJUR, Israel Borges.
Segundo informações da assessoria de comunicação da Federação Nacional dos Servidores da Justiça (Fenajud) o congresso é o maior já realizado pela entidade.
A organização do evento recebeu duas teses que serão debatidas e votadas pelos congressistas. A primeira intitulada "Por uma Fenajud forte, unitária e democrática”, subscrita pelos sindicatos Serjal-AL; Sinjep-PB; Sindijus-MS; Sintaj-BA; Sindjus-RS; Sinjusc-SC; Sinjus-MG; Sindijudiciário-ES; Sindjus-PR e a segunda intitulada “Por uma Fenajud democrática e nacional – novas idéias para unir e mobilizar o Brasil” que é subscrita por sindicalistas do Sindjus-MA.
O VIII CONSEJU fará ainda uma minirreforma estatutária, cujas propostas foram encaminhadas pelo SERJAL/AL, SINTAJ/BA, SINDIJUDICIÁRIO/ES, SINDSERJ/SE e SINDJUS/MA. Das propostas apresentadas a maioria versa sobre a recomposição da diretoria, ampliando os cargos, dentre os quais as secretarias de assuntos internacionais, juventude, raça/gênero/minorias, mulheres, previdenciários e aposentados.
Palestrantes
Além da participação da vereadora Heloísa Helena (Psol-AL) na solenidade de abertura, dentre os palestrantes é grande a expectativa pela presença do Juiz Marlon Reis que faz parte da AJD (Associação dos Juízes pela Democracia) e do MCCE (Movimento de Combate à Corrupção Eleitoral). Além dele espera-se presenças do representante do DIEESE em Sergipe (Luis Moura), do DIAP (Marcos Verlaine), de Jean Marie Van Damme (Tribunal Popular do Judiciário), Aldemir Caetano (FUP-RJ), Dari Krain (Sesip/Campinas), Nelson Passagem (Unifesp), Dr. Marcelo Vieira (Secretário da Reforma do Judiciário), Sebastião Soares (CSPB/Nova Central), Deputada Alice Portugal (PCdoB-BA), Senador Randolf Rodrigues (Psol/AP), dentre outros.
Direito ao esquecimento

A política de comentários em notícias do site da Rondoniaovivo.com valoriza os assinantes do jornal, que podem fazer comentários sobre todos os temas em todos os links.

Caso você já seja nosso assinante Clique aqui para fazer o login, para que você possa comentar em qualquer conteúdo. Se ainda não é nosso assinante Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Na sua opinião, qual companhia aérea que atende Rondônia presta o pior serviço?
Você ainda lê jornal impresso?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS