Em relação ao vídeo publicado em uma rede social do site Rondoniaaovivo, onde uma pessoa filma o prédio do Centro de Castração do município de Vilhena e afirma que ele está abandonado, esclarecemos que a unidade foi entregue ao município pela construtora em 24 de julho de 2025. Desde então, iniciou-se o processo de destinação de recurso e a elaboração do Termo de Referência, vindo posteriormente o edital para contratação de uma Organização Social (OS) que fará a gestão do Centro de Castração.
A OS vencedora da licitação deverá oferecer diversos atendimentos, desde castração, procedimentos cirúrgicos, pós-operatório imediato, entre outros serviços. Além desses atendimentos, será implantado o Serviço Público de Atendimento Veterinário de Emergência, o SAMUCÃO. Informamos ainda que está em fase de elaboração um projeto para a construção do Canil Municipal, com previsão de início das obras para 2026.
Salientamos que a administração municipal tem trabalhado de todas as formas para mitigar o problema do abandono de cães em Vilhena. Entre outras ações já realizadas ou em andamento, destaca-se a intervenção junto ao abrigo da Associação Patinha Feliz, que já realizava o trabalho de recolhimento de animais de rua. A prefeitura esclarece que foi contratada uma Organização Social para gerir o abrigo.
Estamos à disposição para qualquer dúvida em relação a essa situação.