SERINGUEIRAS: Hospital é instalado para reforçar atendimento aos pacientes com Covid-19

“A entrega deste hospital faz parte do objetivo que visa melhorar a saúde da população e vai atender não só a comunidade de Seringueiras, mas as famílias no entorno da cidade”

SERINGUEIRAS: Hospital é instalado para reforçar atendimento aos pacientes com Covid-19

Foto: Divulgação

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

 

GOVERNO DE RO - O município de Seringueiras, que fica na BR-429, a 534 quilômetros de Porto Velho, recebeu do Governo de Rondônia o Hospital Municipal Fiorindo Vicensi na última sexta-feira (14). A unidade hospitalar possui 20 leitos, sendo que dois são semi-utis (Unidade de Terapia Intensiva) para tratamento de pacientes com Covid-19.
 
A obra, que começou a ser construída em agosto de 2017, foi executada com recursos oriundos do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (Bndes) e do Programa Integrado de Desenvolvimento e Inclusão Socioeconômica (Pidise), do Governo de Rondônia.
 
Foram gastos na construção do hospital municipal mais de R$ 5 milhões, com contrapartida do tesouro estadual de mais de R$ 270 mil, através do Pidise. A obra foi entregue à Secretaria de Estado da Saúde (Sesau) enquanto instituição beneficiária do programa em março de 2020, que repassou à Prefeitura de Seringueiras, por meio de Termo de Cessão firmado pelo prazo de 10 anos.
 
De acordo com o Termo de Cessão, cabe ao município providenciar a instalação dos equipamentos, contratação de profissionais de saúde, manutenção e demais custos da unidade. O hospital contou ainda com recursos de emenda parlamentar dos senadores Marcos Rogério, Acir Gurgacz, do ex-senador Valdir Raupp, dos deputados estaduais Lebrão e Ismael Crispim. A verba das emendas foi usada para equipar o hospital com macas, suporte para soro,  bombas infusoras, central de ar, aquisição de ambulância e demais equipamentos.
 
 
A obra foi entregue à Sesau de forma antecipada para atender a solicitação da Prefeitura de Seringueiras, pela necessidade de ampliação do número de leitos para o atendimento a possíveis pacientes com coronavírus. “Vale ressaltar que Seringueiras é referência na BR-429 na prevenção à Covid-19, pelas ações desenvolvidas pela Prefeitura, com o apoio da população que tem respeitado os decretos estaduais”, disse a prefeita Leonilde Alflen.
 
Desde o início da pandemia, o município registrou até o momento 92 casos da doença, sendo que desse total, 86 pessoas estão recuperadas e não houve nenhum registro de morte. Segundo a prefeita Leonilde, apenas dois casos foram encaminhados para a Capital, os demais passaram por tratamento domiciliar.
 
“Rondônia tem sido destaque em rede nacional, como um dos estados que mais testou e está reduzindo o número de mortes por Covid-19. Uma prova de que as ações em parceria com a bancada federal, com os deputados estaduais e os prefeitos têm contribuído para minimizar o contágio do coronavírus em nosso Estado. O isolamento restritivo vem dando certo e o resultado está sendo divulgado na mídia nacional”, ponderou o governador, coronel Marcos Rocha.
 
“A entrega deste hospital faz parte do objetivo do Governo do Estado que visa melhorar a saúde da população e vai atender não só a comunidade de Seringueiras, mas as famílias no entorno da cidade”, destacou o secretário adjunto da Sesau, Nélio Santos.
 
UM DESBRAVADOR CHAMADO FIORINDO VICENSI
 
O nome do hospital municipal foi em homenagem a um catarinense que chegou à região de Seringueiras nos anos 80. Dona Ângela Calessa Vicensi, viúva de Fiorindo Vicensi, contou que o marido a deixou no Estado de Santa Catarina com os seis filhos e veio em busca de dias melhores para a família. “Durante seis anos ele visitava a gente uma vez no ano. Dormiu em barraca de lona, enfrentou atoleiros e sobreviveu há várias malárias. Quando ele construiu uma casa de madeira trouxe a família para Rondônia”, comentou dona Ângela  emocionada.
 
Os filhos do casal Vicensi moram em Seringueiras e participaram do ato de entrega da unidade hospitalar.
 
Estiveram presentes também, o senador Acir Gurgacz, Raniery Fabri representando o senador Marcos Rogério, os deputados Lebrão e Ismael Crispim, secretário municipal de Saúde de Seringueiras Marcel Leme, a prefeita de São Francisco do Guaporé, Gislaine Lebrinha e demais autoridades municipais.
 
Após o ato simbólico do descerramento da placa, o governador coronel Marcos Rocha, acompanhado pela prefeita de Seringueiras, visitou as instalações do hospital.
 
Ainda em Seringueiras, o chefe do Poder Executivo participou de entrevistas em rádios locais, onde falou sobre as ações do Governo do Estado na região Vale do Guaporé.
 
 
Direito ao esquecimento

A política de comentários em notícias do site da Rondoniaovivo.com valoriza os assinantes do jornal, que podem fazer comentários sobre todos os temas em todos os links.

Caso você já seja nosso assinante Clique aqui para fazer o login, para que você possa comentar em qualquer conteúdo. Se ainda não é nosso assinante Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Na sua opinião, qual companhia aérea que atende Rondônia presta o pior serviço?
Você ainda lê jornal impresso?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS