FILAS: MP e Banco do Brasil fazem Termo de Ajustamento de Conduta em Cacoal

O descumprimento de quaisquer das condições celebradas no documento implicará o pagamento de multa

FILAS: MP e Banco do Brasil fazem Termo de Ajustamento de Conduta em Cacoal

Foto: Divulgação

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

O Ministério Público do Estado de Rondônia, por meio da Promotoria de Justiça de Cacoal, firmou Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) com o Banco do Brasil S/A, para assegurar a melhoria no atendimento aos consumidores, como o respeito ao tempo de espera nas filas dos caixas de atendimento presencial.


O TAC foi proposto pela Promotora de Justiça titular Valéria Giumelli Canestrini, da Curadoria do Consumidor, com base na Lei Municipal n° 894/PMC/1998, que dispõe sobre o tempo de espera em filas de agências bancárias no Município de Cacoal/RO. A norma estabelece o limite de 30 minutos de espera em dias normais e 45 minutos em dias de pagamento ou recolhimento de tributos.


Diante da inobservância da Lei Municipal, o MP ajuizou Ação Civil Pública em 31 de março de 2005, e posterior cumprimento de sentença para assegurar o direito dos consumidores em Cacoal. Após inúmeras tratativas e diversas manifestações processuais, considerando o tempo em andamento das ações, foi possível a realização de acordo, buscando a satisfação do direito dos consumidores, com o cumprimento do objeto da Ação Civil Pública, então ajuizada.


Dentre as obrigações assumidas pelo Banco compromissário, com investimentos de quase R$ 4 milhões, está a reforma e adequação da Agência de Cacoal/RO ao padrão BB 2.0 e consequente melhoria no atendimento do consumidor, com a implementação de sete terminais de autoatendimento, aumento da dotação de mais um funcionário e instalação de mais um ponto de atendimento eletrônico na cidade.


Também está prevista a obrigação de obediência à lei municipal, bem como o depósito referente à multa, em torno de R$ 2 milhões ao Fundo Estadual de Reconstituição de Bens Lesados, que tem como objetivo principal custear projetos que previnam ou recuperem danos causados ao meio ambiente, à economia popular, aos bens e direitos de valor artístico, histórico, estético, turístico e paisagístico, à ordem urbanística, à ordem econômica, ao patrimônio público e a qualquer outro interesse difuso ou coletivo.


O descumprimento de quaisquer das condições celebradas no documento implicará o pagamento de multa, a ser executada pelo Ministério Público e destinado ao Fundo de Reparação dos Bens Lesados – FRBL, sem prejuízo da proposta de novas ações, além de outras medidas ressarcitórias.

Direito ao esquecimento

A política de comentários em notícias do site da Rondoniaovivo.com valoriza os assinantes do jornal, que podem fazer comentários sobre todos os temas em todos os links.

Caso você já seja nosso assinante Clique aqui para fazer o login, para que você possa comentar em qualquer conteúdo. Se ainda não é nosso assinante Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Na sua opinião, qual companhia aérea que atende Rondônia presta o pior serviço?
Você ainda lê jornal impresso?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS