COLUNA SEMANAL: Servidores da Educação em greve vão fazer protesto onde o governador estiver

Rondônia tem minerais Terras Raras procurados por Trump; Casa Rosetta faz campanha; governador Marcos Rocha explica os motivos de não ter ido recepcionar Lula durante visita

COLUNA SEMANAL: Servidores da Educação em greve vão fazer protesto onde o governador estiver

Foto: Divulgação

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

  • Reação
  • Reação
  • Reação
  • Reação
  • Reação
  • Reação
0 pessoas reagiram a isso.
 
 
Mimado
 
 
Imaginem um menino mimado que se acha o rei de tudo e de todos, e que mente muito para alcançar os objetivos dele. Essa cena descreve o momento que o mundo está passando com Donald Trump na presidência da maior economia e da mais equipada força bélica do mundo. Todos os países foram alvos do tarifaço mas, no caso do Brasil, teve algo a mais. 50% de tarifas para os produtos brasileiros exportados para os norte-americanos, não foi o bastante e o presidente dos Estados Unidos quer também desestabilizar a nossa democracia, o Poder Judiciário e a soberania. Tudo para garantir que o adorador de Trump, o ex-presidente Jair Bolsonaro, possa se livrar do processo contra ele pela tentativa de golpe de Estado. O pior é sabermos que um deputado federal brasileiro, licenciou-se do cargo para viver no Estados Unidos e conspirar contra o povo e o próprio Brasil. Mais louco ainda é vermos parlamentares, governadores e outros vendo tudo isso como algo positivo que merece ser celebrado. É muita canalhice!  Em qualquer outro país do mundo, Eduardo Bolsonaro e os demais apoiadores estariam presos e, quiçá, mortos. Não chamem isso de ditadura, isso é defender a soberania e o país de lesas pátrias e conspiradores do país. Ditadura é trabalhar um golpe militar para se perpetuar no poder.
 
 
Humilhação
 
 
 
Mas o presidente Lula está resistindo aos ataques de Trump, que disse ser o Brasil um ‘péssimo parceiro comercial’. Lula desmentiu e provou que, ao contrário do que o americano diz, o nosso país compra mais dos norte-americanos do que exporta para os Estados Unidos. Numa frase, Lula resumiu o sentimento da maioria dos brasileiros: “O Brasil é bom, só não vai ficar de joelhos para o governo americano", disparou. Depois dessa, podemos dizer que o presidente brasileiro não vai se humilhar ligando para o Trump, como muitos gostariam. Ele deve evitar o constrangimento que outros presidentes passaram ao serem tratados com desprezo pelo republicano Trump. A presidenta da Suíça, Karin Keller-Sutter, é o exemplo mais recente. Foi aos Estados Unidos para discutir a redução do tarifaço de 39% em produtos suíços exportados para a terra do Tio Sam. Foi ignorada por Trump e nem conseguiu discutir o assunto. Etiqueta, protocolo e respeito são coisas raras na administração trumpista. Aliás, estão de olho nos minerais chamados terras raras, que o Brasil tem uma boa quantidade e são cruciais para a fabricação de produtos de alta tecnologia.
 
 
Alívio
 
 
Para aliviar os prejuízos causados pelo tarifaço norte-americano contra o Brasil, o Governo Lula lançou um pacote de ajuda aos exportadores de R$ 30 bilhões, mas com a garantia de manutenção dos empregos. Enquanto, os Estados Unidos se recusam a conversar só resta ao Brasil proteger quem ficou mais exposto às ações do bolsonarismo contra o próprio país. Não será a solução definitiva, mas é um alívio para quem via com uma das soluções a demissão de empregados.
 
 
Terras Raras
 
 
 
Uma disputa está ocorrendo entre países no campo da mineração, o objeto da cobiça são 17 minerais chamados pelo nome de Elementos Terras Raras(ETR) ou, apenas, Terras Raras. São eles:  lantânio, cério, praseodímio, neodímio, promécio, samário, európio, gadolínio, térbio, disprósio, hólmio, érbio, escândio, túlio, itérbio, lutécio e ítrio. Poucas pessoas já ouviram falar deles, mas hoje o mundo procura, loucamente, ter acesso a eles. Os terras raras são estratégicos e tem um papel fundamental na transição energética pois são utilizados na indústria de alta tecnologia para produção de turbinas eólicas e carros híbridos. Como se não bastasse, os ETR também são utilizados na fabricação de televisores de tela plana, telefones celulares, lâmpadas fluorescentes compactas, ímãs permanentes, catalisadores de gases de escapamento, lentes de alta refração e mísseis teleguiados. Segundo a Organização das Nações Unidas o mundo precisará investir até US$ 450 bilhões nesses minerais até 2030 para atender a demanda. Depois da China, o Brasil é o segundo colocado na exploração desses ETR, com cerca de 21 milhões de toneladas, o que representa cerca de 23% das reservas/recursos. Apesar do potencial mineral, o país produziu, em 2024, apenas 20 toneladas de terras raras, menos de 1% da produção mundial, que foi de 390 mil toneladas. 
 
 
Pesquisas
 
 
Rondônia tem esses minerais Terras Raras e o Serviço Geológico do Brasil (SGB) já está em campo pesquisando onde eles mais ocorrem e qual o verdadeiro potencial de produção. O geólogo Carlos Eduardo Santos de Oliveira, que participa dos estudos afirmou que a importância dos levantamentos para é dar a dimensão do que pode ser explorado, porém, já tem uma certeza. ”Então, Rondônia tem um potencial enorme de exploração desses minerais que já são pesquisados desde as décadas de 70 e 80, projetos executados pelo próprio serviço geológico. Agora, muitas empresas que já operavam com a cassiterita, estão voltando os olhos para essa questão dos terras raras a partir dos rejeitos das minas. A maioria dessas empresas está na fase de pesquisa. Não temos uma perspectiva de lucros futuros para o Estado de Rondônia, mas temos um potencial muito grande”, garantiu.
 
 
Marcos Rocha
 
 
Na Coluna Semanal anterior, falamos sobre a visita do presidente Lula à Rondônia e as posturas do vice-governador, Sérgio Gonçalves, e do prefeito de Porto Velho, Léo Moraes, que o recepcionaram na capital. Afirmamos também que Sérgio e Léo saíram maiores, politicamente, do que quando entraram no Teatro Palácio das Artes para a cerimônia de entregas do Governo Federal. O governador Marcos Rocha enviou para a coluna os motivos de não ter acompanhado Lula em Rondônia e enumerou-os: “Eu não tinha como estar presente. As pessoas podem até criar narrativas, mas aqui está a verdade: 1) O gabinete do presidente me avisou quando eu eatava embarcando; 2) Mandei de imediato ofício ao Sérgio; 3) Mandei documento às policiais e à SESDEC para reforcar policiamento; 4) Reuni com Sesdec, Polícia Militar, Polícia Civil, Polícia Federal e Polícia Rodoviária Federal para garantir a segurança; 5) Reuni com um Ministro pessoalmente demonstrando que já estava fora do Estado; 6) estava com cirurgia ocular marcada para sexta-feira, que por sinal não aconteceu, pois tive problema de saúde e terei que aguardar; 7) Não teria mais o que fazer, pois adotei todas as ações possíveis”, explicou Marcos Rocha.
 
 
Sem aulas
 
 
Os servidores estaduais da Educação estão em greve em todo o Estado de Rondônia. A presidente do Sintero, Dioneida Castoldi, informou para a coluna que mais de 70% dos estatutários aderiram ao movimento. “Porém, o Governo do Estado está fazendo pressão entre os temporários, com ameaças de não renovação de contrato. Para as escolas funcionarem eles têm feito junção de turmas, quadro reduzido de alunos, inventado jogos e outras atividades para manter os estudantes na escola”, contou. Sobre quais serão os próximos passos para acabar com a greve, ela informou que o canal de negociação com a Seduc é através da Assembleia Legislativa de Rondônia. Outra informação é de que onde o governador Marcos Rocha estiver, os servidores da educação estarão fazendo protestos. “Hoje(15) fizemos em Corumbiara”, declarou. Adolescentes fora da escola é sinal de mais gasto com segurança pública no futuro! 
 
 
Casa Rosetta
 
 
 
A Casa Família Rosetta que há anos desenvolve um lindo trabalho social, atuando com a recuperação de pessoas com dependência química e de álcool; e deficiências física e motora; está com uma vaquinha online para arrecadação de recursos que serão utilizados no sustento das despesas da instituição. As doações podem ser feitas no seguinte link:  https://www.vakinha.com.br/vaquinha/ajudar-a-casa-familia-rosetta/contribua . Link!
Direito ao esquecimento

Os comentários são responsabilidades de seus autores via perfil do Facebook. Não reflete necessariamente a opinião do Rondoniaovivo.com
A Prefeitura de Porto Velho deve investir mais em arborização?
Como você vai comemorar as festas de fim de ano?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

LCF CONSTRUÇÃO LTDA

Por Editoria

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS