TOP 10: Cacoal aparece entre as 10 melhores cidades do Norte em qualidade de vida

Foram analisados 12 componentes que orientam a análise por meio de perguntas-chave e indicadores específicos

TOP 10: Cacoal aparece entre as 10 melhores cidades do Norte em qualidade de vida

Foto: Reprodução

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

  • Reação
  • Reação
  • Reação
  • Reação
  • Reação
  • Reação
0 pessoas reagiram a isso.
Levantamento feito pelo IPS Brasil 2025 colocou Cacoal (RO) como a décima melhor cidade da região Norte em qualidade de vida. Isso indica que a cidade possui diversos aspectos que favorecem o bem-viver, incluindo; saúde física, mental, emocional, social e espiritual. Os indicadores abordam também o bem-estar financeiro, relacionamentos e a satisfação profissional. 
 
Cacoal se destaca por ser uma cidade polo de desenvolvimento econômico e social em constante expansão, gerando oportunidades crescentes de emprego, empreendedorismo e no campo acadêmico. Localizada a 480 km de Porto Velho, a cidade é conhecia como a capital do café por ser grande produtor e por ter a economia baseada no agronegócio.
 
Segundo o IPS Brasil 2025, Palmas (TO) é a cidade com maior Índice de Progresso Social da região Norte — e se consolidou como uma referência nacional em qualidade de vida. A capital do Tocantins alcançou nota 68,18, ficou entre as 10 melhores capitais do país e superou grandes centros como Rio de Janeiro e Florianópolis. Além disso, Tocantins emplacou 4 municípios entre os 10 mais bem colocados da região.
 
Ranking do Norte 
 
As 10 melhores cidades da região Norte para viver são:
 
1 - Palmas (TO)
2 – Boa Vista (RR)
3 – Manaus (AM)
4 – Belém (PA)
5 – Rio Branco (AC)
6 – Colinas do Tocantins (TO)
7 – Araguapina (TO)
8 – Canaã dos Carajás (PA) 
9 – Combinado (TO)
10 – Cacoal (RO)
 
O que é o IPS Brasil 2025
 
O IPS Brasil 2025 é estruturado a partir de três dimensões centrais: Necessidades Humanas Básicas, Fundamentos do Bem-Estar e Oportunidades. Cada uma dessas dimensões é composta por componentes que ajudam a traduzir, de forma concreta, diferentes aspectos do progresso social nos municípios brasileiros.
 
Ao todo, são 12 componentes que orientam a análise por meio de perguntas-chave e indicadores específicos. Os resultados de cada componente são calculados com base na Análise de Componentes Principais (ACP), que considera os melhores e piores desempenhos observados entre os municípios, garantindo uma comparação justa e contextualizada.
 
Na edição de 2025, os componentes com as melhores médias gerais foram Moradia, com 87,74, e Água e Saneamento, com 77,90, revelando avanços importantes em infraestrutura básica. Por outro lado, os resultados mais críticos apareceram nos componentes de Direitos Individuais (32,41) e Inclusão Social (47,21), destacando desafios persistentes relacionados à equidade e à garantia de direitos.
Direito ao esquecimento

Os comentários são responsabilidades de seus autores via perfil do Facebook. Não reflete necessariamente a opinião do Rondoniaovivo.com
A Prefeitura de Porto Velho deve investir mais em arborização?
Como você vai comemorar as festas de fim de ano?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS