'SUA VIDA VALE MAIS': Campanha realiza simulação e reforça conscientização para educação no trânsito

Campanha “Sua vida vale mais!” foi lançada na sexta-feira (2), em Porto Velho, com simulação de resgate

'SUA VIDA VALE MAIS': Campanha realiza simulação e reforça conscientização para educação no trânsito

Foto: Assessoria

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

O Departamento Estadual de Trânsito de Rondônia (Detran/RO) desenvolve ações voltadas à Campanha “Sua vida vale mais!”, que visa intensificar a conscientização da sociedade, por meio de medidas educativas nas vias com altos índices de sinistros de trânsito. A simulação de um sinistro, para chamar a atenção do público quanto aos cuidados que devem ser mantidos para maior segurança, foi realizada no Espaço Alternativo, em Porto Velho, na sexta-feira (2). Inicialmente, as ações iniciarão na Capital e serão estendidas para os municípios.
 
A simulação de um sinistro envolvendo uma moto e uma caminhonete na Avenida Jorge Teixeira, no fim da tarde, foi observada atentamente pelo público. A simulação envolveu duas pessoas que ficaram feridas e foram socorridas pelo Serviço Móvel de Urgência (Samu) e Corpo de Bombeiros Militar de Rondônia (CBMRO). Uma das vítimas, o motociclista, precisou de atendimento avançado devido à gravidade do caso. A outra, a motorista da caminhonete, ficou presa às ferragens e teve que ser retirada com o uso de equipamentos especiais. Ambas foram levadas ao pronto socorro mais próximo, atendendo aos mesmos procedimentos colocado em prática em caso de situação real.
 
O objetivo da ação foi mostrar as consequências de uma imprudência no trânsito. Segundo o médico do Samu, Rodrigo Bastos, a intenção foi sensibilizar as pessoas quanto à importância de respeitar as leis e as normas de segurança. “Queremos evitar que essas cenas se repitam na vida real. Por isso, pedimos que todos sejam prudentes e cuidadosos ao dirigir ou atravessar a rua”, ressaltou.
 
 
AÇÕES SIMULTÂNEAS
 
Além da simulação, o Detran/RO executou outras atividades educativas simultâneas, como blitz, pit stop, ação performática e orientação para pedestres e ciclistas em pontos estratégicos da Avenida Jorge Teixeira. Com uma tenda educativa no Espaço Alternativo, as crianças se envolveram em brincadeiras lúdicas com desenhos, pinturas, arte na pele, dominó e sequência lógica de trânsito. Os bonecos Vidinha e Ligadinho fizeram a alegria da garotada. No domingo (4), a simulação de resgate foi realizada com apoio do Núcleo de Operações Aéreas (NOA) e contou com um grande número de pessoas, que atentamente acompanharam o resgate das “vítimas” do sinistro.
 
Aproximadamente 200 servidores do Detran/RO participaram do lançamento da Campanha, que contou ainda com o apoio e a parceria de diversas instituições, como a Secretaria de Estado da Segurança, Defesa e Cidadania (Sesdec), Corpo de Bombeiros Militar (CBMRO), Batalhão de Polícia Trânsito (BPTran), Secretaria Municipal de Transportes e Trânsito (Semtran), Polícia Rodoviária Federal (PRF), Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), Superintendência de Polícia Técnico-Cientifica (Politec), Agência Estadual de Vigilância em Saúde (Agevisa), Liga Acadêmica de Cirurgia Trauma e Emergência de Rondônia (Lacitre), o Núcleo de Operações Aéreas (NOA), e o Serviço Móvel de Urgência (Samu).
 
O diretor-geral do Detran/RO, Léo Moraes expressou sua satisfação com a atuação conjunta das instituições e agradeceu a participação da população. “Estamos trabalhando juntos para construir um trânsito mais seguro e consciente. Parabéns a toda equipe”, evidenciou.
 
A diretora de Escola Pública de Trânsito (EPT), Junaia Freitas ressaltou a abrangência e o cuidado do Departamento na formação de uma cultura de respeito no trânsito. “Uma ação que valoriza e preserva vidas. Parabéns a todos os participantes”, concluiu.
Direito ao esquecimento

A política de comentários em notícias do site da Rondoniaovivo.com valoriza os assinantes do jornal, que podem fazer comentários sobre todos os temas em todos os links.

Caso você já seja nosso assinante Clique aqui para fazer o login, para que você possa comentar em qualquer conteúdo. Se ainda não é nosso assinante Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Você é a favor do fim da escala 6x1?
Como você avalia o atendimento da Azul Linhas Aéreas em Rondônia?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS