ORGULHO: Pesquisador de RO é o único da Região Norte a vencer premiação

Ele está os grandes pesquisadores nacionais e atua na Fiocruz e foi indicado pela Fapero

ORGULHO: Pesquisador de RO é o único da Região Norte a vencer premiação

Foto: Divulgação

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

A Fundação Rondônia de Amparo ao Desenvolvimento das Ações Científicas e Tecnológicas e à Pesquisa do Estado de Rondônia(Fapero), foi agraciada através do pesquisador indicado pela instituição, professor Doutor Leonardo de Azevedo Calderon, que atua na Fiocruz. 
 
Ele alcançou o terceiro lugar no Prêmio CONFAP de Boas Práticas em Fomento à Ciência, Tecnologia e Inovação. O evento foi realizado na manhã desta quinta-feira(09), na cidade de Foz do Iguaçu, no Paraná. 
 
O presidente da Fapero, professor Paulo Renato Haddad representou o Governo de Rondônia na cerimônia que contou com a presença do Ministro da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações, Marco César Pontes; e do presidente do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), professor Doutor Evaldo Ferreira Vilela.
 
"O Governo de Rondônia não tem medido esforços para investir na pesquisa e tecnologia por meio das ações de amparo e fomento da qual está inserida a Fapero que completou 10 anos em 2021. O governador Coronel Marcos Rocha, que também é professor, é um entusiasta da ciência", destacou o presidente da Fapero, Paulo Haddad.
 
Experiência
 
Leonardo Calderon é o único a receber o prêmio pela região Norte na categoria Inovação para o Setor Público e o primeiro de Rondônia a conquistar essa premiação. O prêmio é um reconhecimento concedido aos pesquisadores que são destaques no processo científico, tecnológico e de inovação e que tenham produzido frutos para a sociedade em geral.
 
O pesquisador de Rondônia é Doutor em Ciências Biológicas pela Universidade de Brasília – UnB. Pesquisador em Saúde Pública da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz Rondônia) e chefe do Centro de Estudos de Biomoléculas Aplicadas à Saúde. 
 
Possui experiência na área de bioquímica, biofísica molecular e bioinformática, atuando principalmente em atividades de prospecção de bioativos com atividade potencialmente úteis em futuras terapias para leishmaniose e malária. 
 
Desenvolve projetos de isolamento e caracterização de proteínas e peptídeos da biodiversidade, funcionalização de peptídeos, e design de minipeptídeos com foco no desenvolvimento de novos fármacos. Orienta mestrandos e doutorandos vinculados aos programas de Pós-graduação em Biologia Experimental, Biodiversidade e Biotecnologia – Rede Bionorte e Conservação e Uso de Recursos Naturais.
 
O prêmio Professor Francisco Romeu Landi foi criado para incentivar as boas práticas daqueles que se empenham no desenvolvimento de ações e procedimentos criativos, diferenciados, inovadores, eficientes e eficazes no fomento ao desenvolvimento e execução da Política Nacional de CT&I.

Galeria de Fotos da Notícia

ORGULHO: Pesquisador de RO é o único da Região Norte a vencer premiação

ORGULHO: Pesquisador de RO é o único da Região Norte a vencer premiação

ORGULHO: Pesquisador de RO é o único da Região Norte a vencer premiação

Direito ao esquecimento

A política de comentários em notícias do site da Rondoniaovivo.com valoriza os assinantes do jornal, que podem fazer comentários sobre todos os temas em todos os links.

Caso você já seja nosso assinante Clique aqui para fazer o login, para que você possa comentar em qualquer conteúdo. Se ainda não é nosso assinante Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Na sua opinião, qual companhia aérea que atende Rondônia presta o pior serviço?
Você ainda lê jornal impresso?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS