SEM MÉDICOS EM RO: Proposta de trazer médicos brasileiros formados na Bolívia desagrada Conselho de Medicina

Para o Conselho Federal de Medicina, o Revalida é imprescindível para a saúde dos brasileiros

SEM MÉDICOS EM RO: Proposta de trazer médicos brasileiros formados na Bolívia desagrada Conselho de Medicina

Foto: Divulgação

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

As propostas apresentadas nesta última semana na Assembleia Legislativa do Estado de Rondônia – ALE/RO, que abririam mão da exigência do REVALIDA para médicos formados no exterior por conta da situação de calamidade pública em decorrência da pandemia de COVID-19 colidem de frente com o Conselho Federal de Medicina e suas regionais. 
 
De acordo com os deputados que se mostraram favoráveis à essa pauta, o momento é de colapso na Saúde, não existem médicos suficientes para atender a demanda em Rondônia e o fato do estado ficar ao lado da Bolívia, onde milhares de brasileiros estudam ou estudaram medicina, são alguns pontos que fazem necessário nesse momento a contratação desses profissionais, mesmo sem o REVALIDA. 
 
Para o Conselho Federal de Medicina, o Revalida é imprescindível para a saúde dos brasileiros e só podem ser considerados médicos aqueles que se formaram no exterior, passaram em exame conduzido pelo Ministério da Educação para revalidação de diplomas e se inscreveram nos Conselhos Regionais da Medicina – CRMs.
 
 
O Conselho Federal de Medicina deu início a uma mobilização que coleta assinaturas de médicos para impedir que o Congresso Nacional aprove um Projeto de Lei que tramita em Brasília que poderá dar o direito aos médicos formados no exterior de exercerem suas atividades profissionais no Brasil. 
 
De acordo com o projeto que tramita no Congresso, caso o REVALIDA seja desobrigatório durante a pandemia, o país teria mais 15 mil médicos disponíveis de imediato.  
 
A reportagem entrou em contato com a presidente do Sindicato dos médicos em Rondônia e com a Assessoria Institucional do CREMERO, porém, não obteve resposta.
Direito ao esquecimento

A política de comentários em notícias do site da Rondoniaovivo.com valoriza os assinantes do jornal, que podem fazer comentários sobre todos os temas em todos os links.

Caso você já seja nosso assinante Clique aqui para fazer o login, para que você possa comentar em qualquer conteúdo. Se ainda não é nosso assinante Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Na sua opinião, qual companhia aérea que atende Rondônia presta o pior serviço?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS