POLÊMICA: Governo afirma que livros citados em lista são clássicos da literatura

De acordo com o Governo do Estado os 43 livros citados nesse documento são clássicos da literatura que não devem ser recolhidos

POLÊMICA: Governo afirma que livros citados em lista são clássicos da literatura

Foto: Divulgação

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

O governo do estado de Rondônia se manifestou oficialmente sobre a polêmica gerada após o vazamento de um documento emitido pela Secretaria Estadual de Educação – SEDUC, onde solicitava a retirada de uma série de obras literárias dos acervos das escolas estaduais.

 

Na lista estavam livros como Macunaíma, Agosto, Os Sertões e Memórias Póstumas de Brás Cubas.

 

De acordo com o Governo do Estado os 43 livros citados nesse documento são clássicos da literatura que não devem ser recolhidos, isso, além de alegar que a lista foi colocada de forma equivocada em um documento e que um processo de investigação para apurar quem vazou essas informações já está em curso.

 

Confira nota na íntegra:

 

Livros citados em lista são clássicos da literatura e não serão recolhidos, afirma Seduc

 

A Secretaria de Estado da Educação de Rondônia (Seduc) esclarece que recebeu uma denúncia que nas bibliotecas das escolas estaduais haviam livros paradidáticos com conteúdos inapropriados para o público alvo, alunos do ensino médio.

 

Diante disso, a equipe técnica da secretaria analisou as informações e constatou que os livros citados eram clássicos da Literatura Brasileira, muitos deles usados em processos seletivos e vestibulares.

 

Sendo assim, o processo eletrônico que contém a análise técnica foi encerrado imediatamente sem ordem de tramitação para quaisquer órgãos externos, secretarias ou escolas públicas.

 

A Seduc reforça o compromisso com a Educação e reconhece que os livros são obras de autores consagrados a nível mundial e cumprem um papel importante para uma construção social, prova disso foram os extraordinários resultados dos alunos da rede pública estadual no último Exame Nacional do Ensino Médio - ENEM, além de diversas ações e investimentos que foram feitos recentes para o início do ano letivo.

 

Serão tomadas todas as medidas necessárias para investigar o vazamento das informações internas equivocadamente documentadas.

Direito ao esquecimento

A política de comentários em notícias do site da Rondoniaovivo.com valoriza os assinantes do jornal, que podem fazer comentários sobre todos os temas em todos os links.

Caso você já seja nosso assinante Clique aqui para fazer o login, para que você possa comentar em qualquer conteúdo. Se ainda não é nosso assinante Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Na sua opinião, qual companhia aérea que atende Rondônia presta o pior serviço?
Você ainda lê jornal impresso?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS