Ao todo, o DER possui 14 Residências Regionais e quatro Usinas de Asfalto no interior e capital
Residente vistoria trabalho na Lh 208 em Ji-Paraná / Foto: Secom
Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.
Com o término do período das águas, as Residências Regionais do Departamento de Estradas, Rodagens, Infraestrutura e Serviços Públicos (DER) deram início aos trabalhos de recuperação da malha viária sob responsabilidade do Governo do Estado.
Ao todo, são mais de 3500 quilômetros de vias não pavimentadas e outros 1400 quilômetros de rodovias asfaltadas. Para tanto, o diretor-geral do DER, coronel Erasmo Meireles e Sá, explica que o foco do trabalho é a qualidade na execução com eficiência na gestão dos recursos. “Temos um plano anual para orientar cada unidade do Departamento com metas e objetivos a serem cumpridos”, destaca o coronel Meireles. Durante o inverno amazônico, o DER veio trabalhando na recuperação de pontos deteriorados pelas condições climáticas a fim de manter a trafegabilidade.
TRABALHO A TODO VAPOR
Em Ji-Paraná, a 8ª Residência Regional do DER já fez este ano a recuperação da estrada para o Parque Tecnológico Vandei Rack (sede da Rondônia Rural Show) com a instalação de bueiros tipo Armco; está trabalhando juntamente com a Usina de Asfalto CBUQ do DER na recuperação da via de acesso ao Aeroporto José Coleto, numa extensão de 1500 metros; além de restaurar em parceria com a prefeitura de Ji-Paraná ruas e avenidas por onde foram instaladas tubulações da Caerd no Segundo Distrito do município.
Já à frente de serviço de campo, a Residência iniciou nesta semana a execução de limpeza lateral, conformação de plataforma (patrolamento) e encascalhamento da Linha do Km 04 e Linha 208 (RO-135). O engenheiro residente, Carlos Morais, explica que “essa estrada é uma importante via de escoamento de produção e tráfego entre Ji-Paraná e Ouro Preto do Oeste, são cerca de 18 quilômetros de chão que precisam de recuperação, manutenção e melhoria”.
Já à frente de serviço de campo, a Residência iniciou nesta semana a execução de limpeza late
VÁRIAS FRENTES DE SERVIÇO
De Ariquemes a Colorado do Oeste, de Vilhena a São Francisco do Guaporé, De Buritis a Pimenta Bueno, todas as Residências do DER estão contornando os problemas decorrentes do inverno amazônico que, neste ano, choveu acima da média e já estão com servidores e maquinário trabalhando na recuperação do que foi deteriorado.
As demandas foram levadas na Reunião Técnica de Trabalho, que ocorreu no fim de março entre a diretoria-geral do DER, coordenadorias, gerências e regionais. Agora, de acordo com o coordenador de operações e fiscalização, Diego Corrêa, “paralelamente ao trabalho que já se iniciou nas estradas e rodovias, parte do maquinário do órgão vem passando por manutenção para voltar a ativa o mais rápido possível para executar o Plano anual de Trabalho dentro do cronograma”.
Ao todo, o DER possui 14 Residências Regionais e quatro Usinas de Asfalto no interior e capital, que são responsáveis por grande parte da malha viária de Rondônia, além de auxiliar os municípios, sempre dentro da legalidade, na recuperação, manutenção e melhoria das principais estradas vicinais.
A política de comentários em notícias do site da Rondoniaovivo.com valoriza os assinantes do jornal, que podem fazer comentários sobre todos os temas em todos os links.
Caso você já seja nosso assinante Clique aqui para fazer o login, para que você possa comentar em qualquer conteúdo. Se ainda não é nosso assinante Clique aqui e faça sua assinatura agora!
* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!