ALERTA TOTAL: Cheia do Rio Machado se agrava em Ji-Paraná atingindo vários bairros

A chuva de seis horas seguidas que caiu na madrugada de hoje em Ji-Paraná, (360 quilômetros de Porto Velho), alagou e interditou inúmeras ruas da cidade e já desabrigou cerca de 60 famílias da área ribeirinha.  Confira vídeo com imagens aéreas.

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

 

O Rio Machado está beirando os 12 metros, ficando acima do leito e da calha, com isso todos os igarapés que desaguam nele acabam sendo represados. Uma situação que, somado as constantes chuvas isola boa parte das principais ruas do centro da cidade por onde passa canal do Igarapé Dois de Abril, além dos bairo que margeiam o Rio Urupá.

 

VIAS

As avenidas Seis de Maio e Cloves Arraes, que dão acesso do centro aos bairros Urupá e Terceiro Distrito estavam isoladas boa parte da manhã de hoje, assim como um trecho da avenida 22 de Novembro, que dá acesso aos Bairros Casa Preta, Aurélio Bernardi e até mesmo um dos principais acessos à universidade São Lucas – antiga Ulbra no primeiro DIstrito, não tem como passar – só via BR-364.

 

Pela manhã o transito teve congestionamento em todos os semáforos da Avenida Marechal Rondon, tanto no bairro dois de Abril, como no Centro do Primeiro Distrito. Bairros como São Pedro, parte do Dom Bosco, Primavera, São Francisco, parte do Casa Preta e toda as margens dos rio Urupá e Machado estão afetados pela enchente.

 

No bairro Duque de Caxias, um dos mais afetados pela cheia do rio, as residências ficaram alagadas e os moradores precisaram usar embarcações para saírem das casas com a mudança.

 

Segundo a coordenadora da Defesa Civil, Meire Zanettin, os bairros mais afetados são: São Francisco, Centro, Primavera, Casa Preta, entre outros pontos, que já apresentam alagamentos por causa do transbordamento de canais, atingindo também os bairros, Bela Vista e Dom Bosco.


DEFESA CIVIL

A defesa Civil e o Corpo de Bombeiros estão recebendo pedidos de ajuda desde a madrugada de hoje e a tendência é crescer o numero de desabrigados. Mais de 50 famílias que moram em áreas de risco estão desalojadas no município de Ji-Paraná por causa do transbordamento do Rio Machado. Outras nove famílias também estão desabrigadas, segundo a Defesa Civil Municipal.


Ainda segundo a Defesa Civil, todas as famílias desabrigadas estão alojadas no ginásio de esportes Adão Lamota, sendo assistidos pela prefeitura, e os desalojados foram para casa de parentes. “A probabilidade é que o Rio Machado suba ainda mais o nível porque o período chuvoso vai até março”, disse Meire Zanettin.

 

A Defesa Civil disponibiliza durante 24 horas o telefone de urgência 193 para as famílias que necessitarem de ajuda. Cerca de 300 famílias residem em áreas de risco nas proximidades do Rio Machado.

 

RO-135

 

As fortes chuvas que caíram em Ji-Paraná causaram vários transtornos para a cidade e um deles foi o risco de desabamento das cabeceiras da Ponte do Rio Urupá, localizada na RO-135, estrada que liga Ji-Paraná ao distrito Nova Londrina e BR-429.

 

Direito ao esquecimento

A política de comentários em notícias do site da Rondoniaovivo.com valoriza os assinantes do jornal, que podem fazer comentários sobre todos os temas em todos os links.

Caso você já seja nosso assinante Clique aqui para fazer o login, para que você possa comentar em qualquer conteúdo. Se ainda não é nosso assinante Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Na sua opinião, qual companhia aérea que atende Rondônia presta o pior serviço?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS