ALERTA: Período chuvoso favorece ocorrência de acidentes com animais peçonhentos

Eles procuram locais quentes e úmidos, e também são atraídos pelas presas

ALERTA: Período chuvoso favorece ocorrência de acidentes com animais peçonhentos

Foto: Divulgação

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

Basta começar o período de inverno amazônico, quando as chuvas são freqüentes, para perceber nas áreas urbanas das cidades o aparecimento de animais peçonhentos, aqueles que possuem capacidade de injetar veneno no corpo humano.

 

Eles procuram locais quentes e úmidos, e também são atraídos pelas presas. Nesta época, as aranhas estão em reprodução o que atrai as cobras. Já os escorpiões estão à procura de baratas. Segundo a médica veterinária, os animais peçonhentos que costumam provocar mais acidentes no Brasil são abelhas, aranhas, escorpiões, lagartas e cobras, destes, em Rondônia prevalecem os acidentes com cobras, aranhas e escorpiões.

 

‘‘Acidentes com abelhas e lagartas não são tão comuns porque o contato geralmente acontece na natureza. Raros são os casos que ocorrem na cidade. Porém, é importante destacar que as abelhas são atraídas por cheiros e cores fortes, e também pelo barulho, então, por exemplo, se você utiliza uma roçadeira no quintal, isso é um atrativo para a abelha. Ainda têm casos como agora no final de ano que as pessoas querem reformam as residências e utilizam tintas com cheiro forte, não demora muito e já começam a aparecer algumas abelhas e marimbondos’’, destacou.

 

 

 

CUIDADOS

 

 

Para evitar problemas com os animais peçonhentos, a médica veterinária orienta como principal dica de prevenção a limpeza. ‘‘É preciso fazer a limpeza dos quintais, não deixar entulho amontoado e aparar a grama. Já dentro de casa, vede as frestas para evitar a entrada desses animais. Muitas pessoas já têm utilizado saquinhos de areia ou espuma nas portas para impedir o acesso’’, disse.

 

Também é possível reforçar os cuidados com dicas simples, mas que podem ajudar a evitar acidentes com esses animais. ‘‘Verifique ao usar calçado, quando for se vestir, usar tolhas ou lençóis, se há presença desses animais’’, orientou.

 

Caso haja acidente com algum animal peçonhento, a médica veterinária orienta como primeiros-socorros a limpeza com água e sabão, manter a calma, caso contrário, o veneno se espalhará mais rapidamente pelo corpo e é preciso procurar uma unidade de saúde o mais rápido possível.  ‘‘Não utilize fumo, café ou qualquer outra substância que não seja água e sabão no local da picada porque esses materiais podem levar a uma infecção’’, alertou.

 

As picadas de animais peçonhentos costumam provocar inchaço, vermelhidão, coceira e dor, mas dependendo do animal a vítima também pode apresentar diarréia, vômito, problemas renais e até diminuição da pressão arterial. A médica veterinária também fez um alerta para que não haja destruição em massa desses animais, pois ocupam papel importante no equilíbrio ecológico. Caso seja necessário fazer a retirada de algum animal peçonhento da residência, a Sedam está à disposição para fazer as recomendações.

 

O diretor executivo da Astir, CB PM Alan Mota informa os associados que o Serviço de pronto Atendimento com médico equipe de enfermagem, ambulância e outros profissionais de saúde estão a disposição 24 horas, 7 dias por semana e em caso de acidentes com animais o paciente poderá se dirigir ao SPA/ASTIR para o primeiro atendimento.

 

“O acidentado será encaminhado para o Hospital CEMETRON, por ambulância ou carro de apoio, de acordo com a orientação médica, concluiu Alan.

 

O Hospital para atendimento (SUS) nos casos de mordeduras de animais, como também, picadas de animais peçonhentos é o CEMETRON – Centro de Medicina Tropical de Rondônia, localizado na Av. Guaporé, 415 - Lagoa, Porto Velho, que tem os medicamentos e soros específicos na capital.

Direito ao esquecimento

A política de comentários em notícias do site da Rondoniaovivo.com valoriza os assinantes do jornal, que podem fazer comentários sobre todos os temas em todos os links.

Caso você já seja nosso assinante Clique aqui para fazer o login, para que você possa comentar em qualquer conteúdo. Se ainda não é nosso assinante Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Qual sua opinião sobre o bloqueio de emendas parlamentares?
Você acredita que a gestão Hildon Chaves realmente teve 90% de aprovação?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS