Médica comenta as patologias ocorridas no seu plantão

Ela explica que na grande maioria dos casos deparados são: Gastrenterite, dengue, conjuntivite, asma, reações alérgicas e hipertensão arterial severa.

Médica comenta as patologias ocorridas no seu plantão

Foto: Assessoria

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

A médica, Sandra Nina, responsável pelo plantão, hoje (27/02) no Serviço de Pronto Atendimento Astir comenta as patologias apresentadas pelos pacientes.

 

Ela explica que na grande maioria dos casos deparados são:

 

Gastrenterite – O termo gastrenterite pode ser aplicado a uma inflamação do estômago e intestino de origem infecciosa, causada por vírus (gastrenterite viral), por bactérias (gastrenterite bacteriana) ou pela ingestão de alguma substância podendo, neste caso, denominar-se apenas gastrenterite aguda.

 

Sintomas de Gastrenterite

 

Os sintomas clássicos da gastrenterite podem ser:

 

  • Perda de apetite;
  • Náusea;
  • Vômito;
  • Diarréia;
  • Barriga inchada;
  • Dor e desconforto abdominal.

 

Dengue - A dengue é uma doença causada pela picada do Aedes Aegypt, que acontece em locais de clima quentes, especialmente em épocas de epidemia. Os sintomas incluem febre, mal-estar, cansaço e dores no corpo, e o tratamento normalmente é feito somente com repouso e boa hidratação. Saiba todos os detalhes e como se recuperar mais rápido.

 

Conjuntivite - Vermelhidão, coceira inchaço e sensação de areia nos olhos são sinais e sintomas de conjuntivite, uma doença que acontece quando algum vírus, bactéria ou outra fonte causa irritação nos olhos, afetando especialmente a conjuntiva que é uma película fina e transparente que recobre o globo ocular.

 

Geralmente os sintomas começam em apenas 1 olho, mas rapidamente afeta o outro porque ao passar as mãos nos olhos estas carregam os microorganismos que contaminam o segundo. Essa doença é contagiosa e dura cerca de 1 semana, seu tratamento é feito com colírios e compressas.

 

Asma - O principal sintoma da asma é a falta de ar que pode surgir de forma repentina em indivíduos de qualquer idade, mas a asma é freqüentemente diagnosticada na infância embora persista até a vida adulta. Viver com uma doença crônica como a asma requer muita aceitação e dedicação para conviver bem com a doença, sendo muitas vezes um processo demorado e exigente. Veja algumas dicas que podem ser úteis em Aprenda a Conviver com uma Doença que não tem cura

 

O sintoma de falta de ar em adultos e idosos geralmente não é causado por asma, mas por outras situações, como a insuficiência cardíaca, por exemplo.

 

Reações alérgicas - Os sintomas de alergia surgem quando o organismo entra em contato com uma substância inofensiva, como poeira, pólen, proteína do leite ou ovo, mas que o sistema imune encara como perigosa, produzindo uma resposta exagerada.

 

Em geral, a alergia causa sintomas fortes como coceira, vermelhidão na pele inchaço na boca e falta de ar, enquanto a intolerância alimentar provoca sintomas menos graves, como dor de barriga e diarréia. Dependendo do local e da substância que provocou a alergia, os sintomas podem variar, tornando mais difícil identificar a sua causa. 

 

Nos casos mais graves, ou quando o tratamento não é iniciado o mais rápido possível, o paciente pode desenvolver sintomas de anafilaxia, que é uma situação grave que tem de ser tratada no hospital e que inclui sintomas como dificuldade para respirar, inchaço na garganta, queda repentina da pressão ou desmaio.

 

Hipertensão arterial severa - A hipertensão arterial sistêmica, também conhecida popularmente como a doença da pressão alta, é uma doença silenciosa. Geralmente, não provoca sintomas, mas se não for devidamente controlada, pode levar ao surgimento de vários problemas de saúde como infarto agudo do miocárdio, acidentes vasculares cerebrais, edema agudo de pulmão, dissecção de aorta, podendo levar à morte. 

 

Normalmente, a hipertensão arterial é considerada quando o paciente apresenta pelo menos, duas medições com valores iguais ou superiores a 140 x 90 mmHg. A hipertensão arterial pode ser dividida em dois tipos:

 

  • Hipertensão arterial primária: não tem uma causa específica, desenvolvendo-se ao longo dos anos devido ao envelhecimento, falta de exercício, excesso de peso ou consumo excessivo de sal, por vezes, associada a história familiar de HAS (hipertensão arterial sistêmica).
  • Hipertensão arterial secundária: é o tipo de hipertensão mais raro, aparecendo como conseqüência de algumas doenças como diabetes, Síndrome de Cushing ou problemas renais, por exemplo.

 

A hipertensão arterial não tem cura, mas pode ser controlada com o uso regular de remédios para pressão alta receitados pelo cardiologista, alimentação pobre em sal e exercício físico regular. 

 

 

Dra. Sandra Nina alerta: Não tome medicamentos sem receituário médico, principalmente antiinflamatório, antibiótico. Esses fármacos podem provocar uma série de problemas para sua saúde, pois apenas o médico, que é o profissional de saúde qualificado, para prescrever esses medicamentos e outros. As dosagens e horários devem ser respeitados, disse Sandra.

 

 

Vice-diretor executivo da Astir ST PM Mauro Seibert

 

O vice-diretor executivo da Astir, Subtenente PM Mauro Seibert, recomenda os associados que em caso de urgência e emergência, deve ser encaminhado para o Serviço de Pronto Atendimento (SPA), que trabalha 24 horas, 7 dias por semana, com médico, equipe de enfermagem, aparelhos e equipamentos, medicamentos de emergência, ambulância, carro de apoio e também conta com outros profissionais de saúde de sobre aviso e caso seja necessário a enfermeira chefe contata o profissional, disse Seibert.

 

Fontes: Médica Sandra Nina/ ST PM Mauro Seibert/ https://www.tuasaude.com/gastroenterite/ https://www.tuasaude.com/c/dengue/

https://www.tuasaude.com/sintomas-de-conjuntivite/ https://www.tuasaude.com/sintomas-de-asma/ https://www.tuasaude.com/sintomas-de-alergia/ https://www.tuasaude.com/hipertensao-arterial/

Texto: Jornalista Wilson Souza e sites da fonte

Fotos: Jornalista Wilson Souza

Imagem: Meramente ilustrativa (Google)

Formatação e publicação: Stanley Monteiro

Direito ao esquecimento

A política de comentários em notícias do site da Rondoniaovivo.com valoriza os assinantes do jornal, que podem fazer comentários sobre todos os temas em todos os links.

Caso você já seja nosso assinante Clique aqui para fazer o login, para que você possa comentar em qualquer conteúdo. Se ainda não é nosso assinante Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Na sua opinião, qual companhia aérea que atende Rondônia presta o pior serviço?
Você ainda lê jornal impresso?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS