Segundo a descrição em seu site oficial, o Haven foi desenvolvido para pessoas que precisam de uma segurança maior
Foto: Divulgação
Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.
Vivemos em uma época em que quase todos os sistemas de segurança digitais são potencialmente vulneráveis, seja devido a brechas de sistema ou por causa da prática da engenharia social, sendo esses os métodos mais utilizados por hackers. Ao considerar esse problema, confiar apenas em senhas e outros tipos de autenticação nem sempre garante a segurança necessária para nos protegermos de olhos curiosos e mal-intencionados.
Preocupado com tais questões de privacidade, Edward Snowden, que ganhou notoriedade mundial após vazar detalhes sobre o programa secreto de vigilância do governo dos EUA, lançou recentemente o Haven, um aplicativo de código aberto que transforma aparelhos Android em verdadeiros dispositivos de vigilância.
Segundo a descrição em seu site oficial, o Haven foi desenvolvido para pessoas que precisam de uma segurança maior para proteger qualquer objeto ou aparelho pessoal ou simplesmente a privacidade do usuário em si.
Utilizando diversos sensores presentes em smartphones — câmera, sensores de luminosidade, microfone, acelerômetro, entre outros — o aplicativo é capaz de registrar fotos, vídeos e arquivos de áudio sempre que qualquer tipo de atividade for detectado, seja um movimento, alguma imagem na câmera ou até mesmo um barulho mais intenso. Todo esse conteúdo, quando detectado, é armazenando no próprio aparelho, de forma sutil e discreta. Um log completo com todos os tipos de gravações também é disponibilizado ao usuário.
* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!