MP e Estado discutem proposta para a instalação de casa de atenção psicossocial na Capital

MP e Estado discutem proposta para a instalação de casa de atenção psicossocial na Capital

MP e Estado discutem proposta para a instalação de casa de atenção psicossocial na Capital

Foto: Divulgação

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

 Em reunião no edifício-sede do Ministério Público de Rondônia, na quarta-feira (2/9), o governo do Estado apresentou proposta técnica para a instalação e funcionamento de casa de atenção psicossocial para atendimento de doentes mentais em cumprimento de medida de segurança em Porto Velho. A criação de uma unidade nesse modelo atende decisão judicial que determinou, a pedido do MP/RO, a retirada imediata de pessoas que cumprem medida de segurança e que estão recolhidas no Centro de Ressocialização Vale do Guaporé, em condições que não atendem a Lei nº 10.216/2001.

Conforme detalhado durante a reunião, a sugestão do Estado é de que sejam instaladas em Porto Velho duas casas de atenção psicossocial, com equipes próprias. A casa de atenção psicossocial 1 seria destinada a pessoas que cumprem medida de segurança com internação. A casa 2 atenderia egressos, aqueles que já cumpriram a medida de segurança (desinstitucionalizados).

A proposta também define as atribuições das Secretarias de Saúde (Sesau), de Justiça (Sejus) e Assistência Social (Seas), no que se refere à cessão de mobiliário, profissionais de saúde, limpeza, entre outras obrigações.

Coordenada pela Diretora do Centro de Apoio Operacional de Política Penitenciária e Execução Penal (CAOP-PPEP), Promotora de Justiça Andrea Waleska Nucini Bogo, a reunião teve a presença da Promotora de Justiça Luciana Nicolau de Almeida (Saúde); do Juiz Gleucival Zeed Estevão, vice-presidente do Grupo de Monitoramento e fiscalização do Sistema Prisional Tribunal de Justiça de Rondônia; dos secretários estaduais Marcos Rocha (Justiça); Valdenice Domingos (Assistência Social); Luis Carlos Maiorquin (Adunto-Saúde), além do Secretário de Saúde Adjunto, José Carlos Coutinho.

Do encontro realizado nesta quarta, deverá ser extraído o texto final do Termo de Cooperação Técnica que regerá as atribuições dos órgãos para a criação das casas de atenção psicossocial.

As discussões sobre a instalação de unidades nos moldes previstos pela Lei nº 10.216/2001 são um desdobramento da I Oficina de Trabalho sobre Direitos Humanos e Saúde Mental, promovida pelo CAOP-PPEP, em julho deste ano, com o objetivo de discutir estratégias para a construção da política estadual para atenção à pessoa com transtorno mental em conflito com a lei e propor melhorias das interfaces existentes entre a política de saúde mental e o sistema de justiça criminal.

Direito ao esquecimento

A política de comentários em notícias do site da Rondoniaovivo.com valoriza os assinantes do jornal, que podem fazer comentários sobre todos os temas em todos os links.

Caso você já seja nosso assinante Clique aqui para fazer o login, para que você possa comentar em qualquer conteúdo. Se ainda não é nosso assinante Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Na sua opinião, qual companhia aérea que atende Rondônia presta o pior serviço?
Você ainda lê jornal impresso?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS