DESRESPEITO – Peças históricas da EFMM ficam ao relento em estacionamento de prédio - FOTOS

A equipe de reportagem do Rondoniaovivo esteve no local e constatou a situação peças consideradas e monumentos integrantes do Patrimônio Cultural Brasileiro, através do Decreto-Lei 25/37 e do Processo IPHAN nº 1220-T-87.

DESRESPEITO – Peças históricas da EFMM ficam ao relento em estacionamento de prédio - FOTOS

Foto: Divulgação

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

Uma ação que desrespeita qualquer normatização e contextualização de noções básicas no procedimento de almoxarifado referente à acomodação de peças históricas tombadas pela Constituição Estadual de Rondônia de 1989 (artigo nº 264) está sendo promovida pelos órgãos responsáveis pelo transporte e acomodação do que pouco que ainda restou do acervo que compunha o museu da Estrada de Ferro Madeira Mamoré.

Diversas peças foram amontoadas no estacionamento do também histórico e abandonado Prédio do Relógio da Madeira Mamoré, local que atualmente recebe diversos órgãos e entidades públicas.

A equipe de reportagem do Rondoniaovivo esteve no local e constatou a situação das peças consideradas e monumentos integrantes do Patrimônio Cultural Brasileiro, através do Decreto-Lei 25/37 e do Processo IPHAN nº 1220-T-87.

Algumas peças foram cobertas com lonas pretas fixadas em suas bases com pedras que em nada previne ou assegura a integridade do acervo alojado das constantes chuvas do inverno amazônico, a deterioração é evidente e não existe identificação para nenhuma das peças.

É possível observar que não foi realizado nenhum trabalho de armazenagem, recebimento, ou mesmo de transporte que estivessem dentro dos mínimos padrões estipulados em legislação.

O órgão responsável pela fiscalização é o IPHAN (Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico e Nacional), porém não foi avistado nenhum funcionário do instituto. A FUNCULTURAL (Fundação Cultural de Porto Velho) é a responsável pelo transporte e armazenamento das peças.

Direito ao esquecimento

A política de comentários em notícias do site da Rondoniaovivo.com valoriza os assinantes do jornal, que podem fazer comentários sobre todos os temas em todos os links.

Caso você já seja nosso assinante Clique aqui para fazer o login, para que você possa comentar em qualquer conteúdo. Se ainda não é nosso assinante Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Na sua opinião, qual companhia aérea que atende Rondônia presta o pior serviço?
Você ainda lê jornal impresso?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS