VILA FERROVIÁRIA – Determinação da SEMTRAM garante “paz” de pioneiros de Porto Velho

Em meados de 2008 uma obra milionária na Praça da E.F.M.M modificou a morfologia do terreno tombado, que resultou no alargamento do entorno para dentro do sítio Histórico.

VILA FERROVIÁRIA – Determinação da SEMTRAM garante “paz” de pioneiros de Porto Velho

Foto: Divulgação

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

Os Moradores da Vila Ferroviária, área localizada no entorno do sítio Histórico do Estado de Rondônia, assim classificada pelo IPHAN (INSTITUTO DO PATRIMÔNIO HISTÓRICO E ARTÍSTICO NACIONAL), fincada no Centro de Porto Velho, as margens do Rio Madeira, vem sofrendo com o trânsito constante de veículos pesados na pequena e estreita via pública da capital.

No local a comunidade é composta por familiares e operários que trabalharam na primeira grande obra empreendida no estado de Rondônia, a Estrada de Ferro Madeira Mamoré – EFMM.

Em meados de 2008 uma obra milionária na Praça da E.F.M.M modificou a morfologia do terreno tombado, que resultou  no alargamento do entorno para dentro do sítio Histórico.

Segundo moradores o alargamento e a compactação da Vila ferroviária neste perímetro histórico danificou as infraestruturas de dezenas de residências, ou seja, rachaduras com fissuras alargadas foram aparecendo nas paredes de Alvenaria de forma  rápida.

Daí então para minimizar os prejuízos dos moradores da vila ferroviária foi protocolado uma denúncia do tráfego de veículos pesados no MPF/RO e no IPHAN/RO, exigindo medidas emergenciais e protetivas dos órgãos.

Em decorrência das solicitações dos moradores da vila ferroviária na época o Superintendente Substituto do IPHAN, Danilo Curado, encaminhou o ofício n°199/2013, solicitando a SEMTRAN (Secretaria Municipal de Transporte e Trânsito), a possibilidade legal da instalação de placas indicando a proibição do tráfego de veículos pesados e estabelecer os blocos de concretos na via.

Nessa última quarta-feira (12), a Secretaria Municipal de Transportes atendeu a solicitação dos moradores e instalou os impedimentos de concretos sinalizando com as placas de proibição de tráfego na área.

“Agradecemos o apoio da Semtran em atender a nossa solicitação”, finalizou uma moradora.

Também estão sendo colocadas placas de sinalização nas vias, orientando os motoristas de carreta e ônibus que não podem passar pelo local, deixando assim a comunidade mais tranquila, pois se trata de pessoas idosas, pioneiros de nossa cidade, que precisam de atenção e cuidados especiais pela idade que possuem.

A determinação que garante o impedimento de carros pesados na Vila Ferroviária está homologada no município de Porto Velho sob o numero 403/2004 da SEMTRAM.

Direito ao esquecimento

A política de comentários em notícias do site da Rondoniaovivo.com valoriza os assinantes do jornal, que podem fazer comentários sobre todos os temas em todos os links.

Caso você já seja nosso assinante Clique aqui para fazer o login, para que você possa comentar em qualquer conteúdo. Se ainda não é nosso assinante Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Na sua opinião, qual companhia aérea que atende Rondônia presta o pior serviço?
Você ainda lê jornal impresso?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS